Assine Já
sábado, 16 de outubro de 2021
Região dos Lagos
26ºmax
21ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52181 Óbitos: 2123
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6500 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14677 858
Iguaba Grande 5464 140
São Pedro da Aldeia 6968 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
Geral

Consórcio Lagos São João elege presidente e vice

Cláudio Chumbinho e Adriano Moreno foram eleitos por unanimidade 

18 junho 2019 - 09h18
Consórcio Lagos São João elege presidente e vice

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, foi eleito ontem como presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João. Chumbinho foi eleito por unanimidade e irá ocupar a função até o fim de 2020. O vice-presidente será o prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno. A gestão administrativa segue sob o comando da secretária-executiva, Adriana Saad.

A eleição ocorreu no espaço Solarium Eventos, no Balneário, em São Pedro. Além de Chumbinho e Adriano, estive presente também o prefeito de Rio das Ostras, Marcelino da Farmácia. 

Na ocasião também foi eleita a nova composição do Conselho Fiscal do Cónsórcio, que passa a ser formado por representantes da ONG Ipeds, da empresa Águas de Juturnaíba e da Prefeitura de Araruama.

Cláudio Chumbinho já havia ocupado a presidência do Consórcio por duas vezes. Nos últimos dois anos a presidência estava sendo exercida pela ex-prefeita de Iguaba Grande, Grasiela Magalhães. A volta do prefeito de São Pedro ao posto ocorre em um momento em que o Consórcio planeja investimentos em obras de saneamento no entorno da Lagoa de Araruama.

– Queremos dar continuidade ao trabalho. Passamos por um período problemático, com o estado e o governo federal em crise. Mas temos varias ações, diversas obras para serem feitas, que já serão licitadas em breve para fazer a dragagem da Lagoa e outras intervenções. A parte dos prefeitos no Consórcio é fazer a articulação política, buscar verbas e projetos. E vamos fazer isso. O objetivo é tirar totalmente o esgoto da lagoa para que ela volte a ser cristalina – disse Chumbinho.

Para Adriana Saad, a série de obras que está programada é a prioridade a partir de agora.

– Temos projetos aprovados de saneamento, monitoramento de recursos hídricos e educação ambiental. São projetos importantes e que terão impactos significativos em diversas cidades da região – explicou ela.

Neste ano foram aprovados oito projetos para a área do Consórcio. As obras serão feitas com verba de aproximadamente R$ 8 milhões proveniente do Fundo de Recursos Hídricos.

Os projetos aprovados serão desenvolvidos nos municípios de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Araruama, Iguaba Grande, Silva Jardim e Rio das Ostras. Entre as obras aprovadas estão o aumento na rede separativa de esgoto e novas etapas do cinturão de contenção de despejo de esgoto em trechos da Lagoa de Araruama.

– Os projetos foram elaborados pelas prefeituras com a ajuda das concessionárias (Prolagos e Águas de Juturnaíba). Com a aprovação no Comitê, o Inea poderá liberar os recursos. O Consórcio fica responsável por fazer as licitações e fiscalizar o cumprimento dos contratos - explicou a secretária-executiva do Consórcio Lagos São João, Adriana Saad.

Além das obras de saneamento foram aprovados mais cinco projetos de monitoramento da qualidade de água de recursos hídricos como a Lagoa de Araruama, Lagoa de Juturnaíba e Rio Roncador.

O Consórcio Intermunicipal Lagos São João administra as políticas aprovadas no Comitê de Bacias Lagos São João e no Comitê de Bacias dos rios Macaé e das Ostras.

– Consideramos que o modelo de trabalho em consórcio é ideal para as políticas de meio ambiente porque os principais problemas que enfrentamos são regionais. Não adianta, por exemplo, apenas uma cidade tratar o esgoto se outras continuarem despejando esgoto na Lagoa de Araruama. Então as soluções são regionais. É bom ver tantas entidades reunidas no mesmo propósito - disse o secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mário Flávio Moreira.