sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
21°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Consórcio Lagos São João elege presidente e vice

Cláudio Chumbinho e Adriano Moreno foram eleitos por unanimidade 

18 junho 2019 - 09h18
Consórcio Lagos São João elege presidente e vice

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, foi eleito ontem como presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João. Chumbinho foi eleito por unanimidade e irá ocupar a função até o fim de 2020. O vice-presidente será o prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno. A gestão administrativa segue sob o comando da secretária-executiva, Adriana Saad.

A eleição ocorreu no espaço Solarium Eventos, no Balneário, em São Pedro. Além de Chumbinho e Adriano, estive presente também o prefeito de Rio das Ostras, Marcelino da Farmácia. 

Na ocasião também foi eleita a nova composição do Conselho Fiscal do Cónsórcio, que passa a ser formado por representantes da ONG Ipeds, da empresa Águas de Juturnaíba e da Prefeitura de Araruama.

Cláudio Chumbinho já havia ocupado a presidência do Consórcio por duas vezes. Nos últimos dois anos a presidência estava sendo exercida pela ex-prefeita de Iguaba Grande, Grasiela Magalhães. A volta do prefeito de São Pedro ao posto ocorre em um momento em que o Consórcio planeja investimentos em obras de saneamento no entorno da Lagoa de Araruama.

– Queremos dar continuidade ao trabalho. Passamos por um período problemático, com o estado e o governo federal em crise. Mas temos varias ações, diversas obras para serem feitas, que já serão licitadas em breve para fazer a dragagem da Lagoa e outras intervenções. A parte dos prefeitos no Consórcio é fazer a articulação política, buscar verbas e projetos. E vamos fazer isso. O objetivo é tirar totalmente o esgoto da lagoa para que ela volte a ser cristalina – disse Chumbinho.

Para Adriana Saad, a série de obras que está programada é a prioridade a partir de agora.

– Temos projetos aprovados de saneamento, monitoramento de recursos hídricos e educação ambiental. São projetos importantes e que terão impactos significativos em diversas cidades da região – explicou ela.

Neste ano foram aprovados oito projetos para a área do Consórcio. As obras serão feitas com verba de aproximadamente R$ 8 milhões proveniente do Fundo de Recursos Hídricos.

Os projetos aprovados serão desenvolvidos nos municípios de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Araruama, Iguaba Grande, Silva Jardim e Rio das Ostras. Entre as obras aprovadas estão o aumento na rede separativa de esgoto e novas etapas do cinturão de contenção de despejo de esgoto em trechos da Lagoa de Araruama.

– Os projetos foram elaborados pelas prefeituras com a ajuda das concessionárias (Prolagos e Águas de Juturnaíba). Com a aprovação no Comitê, o Inea poderá liberar os recursos. O Consórcio fica responsável por fazer as licitações e fiscalizar o cumprimento dos contratos - explicou a secretária-executiva do Consórcio Lagos São João, Adriana Saad.

Além das obras de saneamento foram aprovados mais cinco projetos de monitoramento da qualidade de água de recursos hídricos como a Lagoa de Araruama, Lagoa de Juturnaíba e Rio Roncador.

O Consórcio Intermunicipal Lagos São João administra as políticas aprovadas no Comitê de Bacias Lagos São João e no Comitê de Bacias dos rios Macaé e das Ostras.

– Consideramos que o modelo de trabalho em consórcio é ideal para as políticas de meio ambiente porque os principais problemas que enfrentamos são regionais. Não adianta, por exemplo, apenas uma cidade tratar o esgoto se outras continuarem despejando esgoto na Lagoa de Araruama. Então as soluções são regionais. É bom ver tantas entidades reunidas no mesmo propósito - disse o secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mário Flávio Moreira.