quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
GERAL

Conselho de Corretores faz 100 autuações por exercício ilegal em 2019

Segundo órgão, objetivo da atuação intensiva é proteger a sociedade nas negociações imobiliárias

29 janeiro 2020 - 21h08Por Redação
Conselho de Corretores faz 100 autuações por exercício ilegal em 2019

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ) divulgou um balanço das operações realizadas pela fiscalização no município de Cabo Frio no ano de 2019. Nesse período, foram registradas 100 autuações pelo exercício ilegal da profissão nas mais de 212 visitas realizadas em estandes e imobiliárias.

Segundo a entidade, não são raros os casos de golpes aplicados por ilegais nas transações imobiliárias. Através de uma atuação intensiva em todo o estado do Rio, o Creci-RJ busca combater o exercício ilegal e desta forma promover a segurança da sociedade nas negociações imobiliárias, como explica o presidente do Creci-RJ, Manoel da Silveira Maia:

– O combate ao exercício ilegal da profissão é uma prioridade. Trata-se do trabalho mais importante realizado pelo Creci-RJ no sentido de auxiliar a sociedade para evitar que aconteçam golpes na compra, venda ou locação de imóveis. A população deve sempre procurar um corretor de imóveis, devidamente registrado no Conselho – alerta.

Além do combate ao exercício ilegal, o Conselho desenvolve em todo o estado uma ação de esclarecimentos à população através de campanhas de conscientização sobre os riscos de se negociar uma unidade imobiliária sem a presença de um corretor de imóveis. O Creci-RJ disponibiliza através de seu portal, link para que a sociedade possa verificar se uma pessoa é ou não corretora de imóveis. Basta acessar o portal www.creci-rj.gov.br, na seção Busca de Corretores e Imobiliárias.

Durante o ano de 2019, a equipe de fiscalização do Creci-RJ registrou mais de 3.800 autuações pelo exercício ilegal em todo o estado, atuando com rigor para tirar das ruas aqueles que estão na ilegalidade.

O Creci-RJ acredita que a sociedade é parceira da instituição na hora de identificar um ilegal. Nesse sentido, o Conselho disponibiliza Canais de Denúncia para que em situações de ilegalidade, ou seja, de verificar que não se trata de um corretor de imóveis que está intermediando a negociação, o Creci-RJ possa ser comunicado para tomar as devidas providências.
A denúncia pode ser feita pelo site do órgão, no link Denúncia, pelo e-mail:[email protected] e pelos telefones  (21) 3514-1835 e (21) 3514-1836.