Assine Já
segunda, 25 de outubro de 2021
Região dos Lagos
22ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
FERRAMENTAS!

Confira as nossas dicas para você escolher o pulverizador ideal

Os produtos usados nos pulverizadores são adquiridos em forma concentrada e diluídos em água, formando a calda.

07 outubro 2020 - 20h27Por Celso Martins

Utilizar pulverizadores é uma alternativa eficaz para melhorar a eficiência e a produtividade em áreas agrícola. Isso acontece porque essa ferramentas são importantes auxiliadoras na hora de realizar a aplicação de defensivos contra pragas, doenças e insetos, além de fertilizantes que repõem nutrientes nas plantas e ajudam no desenvolvimento do solo.

Sendo assim, é preciso escolher corretamente o tipo de máquina que irá comprar, já que o mercado oferece inúmeras opções de modelos e marcas, como a venda de pulverizadores Guarany, por exemplo. É importante estar ciente do tipo adequado a sua plantação. Afinal, o resultado dessa escolha deve impactar diretamente na qualidade do produto final, evitando assim desperdícios e maiores custos na operação.

Entenda que os produtos usados nos pulverizadores são adquiridos em forma concentrada e diluídos em água, formando a calda. Em resumo, para facilitar o entendimento, essas ferramentas têm como foco distribuir a calda formada de uma maneira precisa e pontual. Além disso fornece a distribuição uniforme do fluído.

Os manuais se adequam às lavouras pequenas, jardins e pastos. No entanto, a dica para ambientes de extensão média e grande é investir no uso de equipamentos acopladas a tratores. Talvez seja interessante pesquisar por pulverizadores jacto à venda, já que a empresa possui uma tradição no Brasil, desde 1948.

O modelo de pulverizador perfeito para seu terreno também pode estar relacionado ao porte das plantas e espaçamento entre as plantações. De maneira geral, há pelo menos 10 tipos diferentes de pulverizadores agrícolas. Porém, os mais usados em trator são divididos em:

Pistola – modelo que possui o ar comprimido;
Barra – opção que apresenta bicos pulverizadores já instalados em uma barra longa. Dessa forma, é possível aplicar em diversos tipos de cultura;

Canhão – aplicação é feita à longa distância;
Turbo – apresenta uma cortina de ar em formato de leque. Um boa alternativa para arbustos, já que é composto por um conjunto de ventilador e deflatores; 

Não se esqueça que o investimento em um pulverizador, ou qualquer outro tipo de material agrícola, deve ser realizado com fornecedores confiáveis e reconhecidos no mercado. Além disso, no momento em que for fazer a manutenção opte por locais confiáveis. Mesmo que o serviço necessário seja o básico, como limpeza e cuidados diários, ou ainda calibragem e troca de peças.

Limpar o equipamento é extremamente importante, pois é assim que se evita ocasionais contaminações de pessoas e animais pelos produtos químicos usados no processo de pulverização.

 

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.