terça, 16 de abril de 2024
terça, 16 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
FERRAMENTAS!

Confira as nossas dicas para você escolher o pulverizador ideal

Os produtos usados nos pulverizadores são adquiridos em forma concentrada e diluídos em água, formando a calda.

07 outubro 2020 - 20h27Por Celso Martins

Utilizar pulverizadores é uma alternativa eficaz para melhorar a eficiência e a produtividade em áreas agrícola. Isso acontece porque essa ferramentas são importantes auxiliadoras na hora de realizar a aplicação de defensivos contra pragas, doenças e insetos, além de fertilizantes que repõem nutrientes nas plantas e ajudam no desenvolvimento do solo.

Sendo assim, é preciso escolher corretamente o tipo de máquina que irá comprar, já que o mercado oferece inúmeras opções de modelos e marcas, como a venda de pulverizadores Guarany, por exemplo. É importante estar ciente do tipo adequado a sua plantação. Afinal, o resultado dessa escolha deve impactar diretamente na qualidade do produto final, evitando assim desperdícios e maiores custos na operação.

Entenda que os produtos usados nos pulverizadores são adquiridos em forma concentrada e diluídos em água, formando a calda. Em resumo, para facilitar o entendimento, essas ferramentas têm como foco distribuir a calda formada de uma maneira precisa e pontual. Além disso fornece a distribuição uniforme do fluído.

Os manuais se adequam às lavouras pequenas, jardins e pastos. No entanto, a dica para ambientes de extensão média e grande é investir no uso de equipamentos acopladas a tratores. Talvez seja interessante pesquisar por pulverizadores jacto à venda, já que a empresa possui uma tradição no Brasil, desde 1948.

O modelo de pulverizador perfeito para seu terreno também pode estar relacionado ao porte das plantas e espaçamento entre as plantações. De maneira geral, há pelo menos 10 tipos diferentes de pulverizadores agrícolas. Porém, os mais usados em trator são divididos em:

Pistola – modelo que possui o ar comprimido;
Barra – opção que apresenta bicos pulverizadores já instalados em uma barra longa. Dessa forma, é possível aplicar em diversos tipos de cultura;

Canhão – aplicação é feita à longa distância;
Turbo – apresenta uma cortina de ar em formato de leque. Um boa alternativa para arbustos, já que é composto por um conjunto de ventilador e deflatores; 

Não se esqueça que o investimento em um pulverizador, ou qualquer outro tipo de material agrícola, deve ser realizado com fornecedores confiáveis e reconhecidos no mercado. Além disso, no momento em que for fazer a manutenção opte por locais confiáveis. Mesmo que o serviço necessário seja o básico, como limpeza e cuidados diários, ou ainda calibragem e troca de peças.

Limpar o equipamento é extremamente importante, pois é assim que se evita ocasionais contaminações de pessoas e animais pelos produtos químicos usados no processo de pulverização.