terça, 23 de abril de 2024
terça, 23 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
MEIO AMBIENTE

Comunidade do IFF divulga 'Carta de São João da Barra' após fórum ambiental

Documento foi escrito pelos participantes do Seminiário sobre Recursos Hídricos e do Seminário sobre Ecotoxicologia

23 novembro 2021 - 16h01Por Redação

Foi divulgada nesta segunda-feira (22), pela comunidade acadêmica do Instituto Federal Fluminense (IFF), a "Carta de São João da Barra". O documento foi formulado pelos participantes do Seminário sobre Recursos Hídricos (SR Hidro), e do Seminário sobre Ecotoxicologia (Secotox), no âmbito do Fórum Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, realizado entre os dias 9 e 12 de novembro.

"A carta traz diretrizes e reflexões acerca das questões abordadas nas mesas redondas, palestras e rodas de conversa realizadas no evento, de forma a propor ações a serem desenvolvidas. Neste ano, a temática da segurança hídrica teve grande destaque, com ênfase nos desafios para garantir a recuperação dos mananciais, priorizando o emprego de soluções baseadas na natureza, o reuso da água e as inovações tecnológicas", explica a professora Maria Inês Paes Ferreira.

Ela destaca que a pauta da segurança hídrica necessita de um olhar direcionado para as populações mais vulneráveis.

"As populações vulneráveis são as que mais estão sujeitas à insegurança hídrica. É preciso fortalecer as parcerias, considerar as instituições de ensino, os comitês de bacia hidrográfica e os órgãos governamentais na resolução desses problemas. Nosso grande desafio atual é a universalização do saneamento, principalmente neste momento em que temos um novo marco regulatório do setor, com as novas concessões privadas para a realização deste serviço. Além disso, também precisamos abordar o monitoramento dos corpos hídricos, incorporando as questões da ecotoxicologia nessas análises", completa a professora.

Ao todo, os seminários realizados pelo IFF receberam 288 inscrições, número considerado positivo pelos organizadores.

A programação incluiu palestras, debates e apresentação de trabalhos acadêmicos. Neste ano, as atividades foram inteiramente em plataforma online. A organização foi do Campus Avançado do IFF em São João da Barra. Os encontros virtuais foram transmitidos e estão registrados no canal oficial do IFF no YouTube: www.youtube/ifftubeoficial.

O Seminário Regional sobre Gestão de Recursos Hídricos é um evento bienal, promovido desde 2007 pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense (PPEA/IFF). O objetivo é colaborar na difusão de alternativas de gestão dos recursos hídricos.

Paralelamente foi realizado também o Seminário sobre Ecotoxicologia, com debates sobre os problemas atribuídos aos compostos tóxicos em meios aquáticos, terrestres e atmosféricos. As atividades tratam dos impactos do uso de substâncias químicas no ambiente, para os humanos e para os animais, como, por exemplo, a utilização de agrotóxicos na produção agrícola, a poluição por compostos de petróleo e metais pesados.

Os seminários contaram com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), da Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia (Ecotox Brasil), do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras, do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.

CONFIRA A CARTA NA ÍNTEGRA ACESSANDO O LINK: https://portal1.iff.edu.br/nossos-campi/sao-joao-da-barra/noticias/comunidade-do-iff-divulga-carta-de-sao-joao-da-barra-apos-forum-ambiental/carta-de-sao-joao-da-barra_20211122.pdf