Assine Já
sábado, 16 de janeiro de 2021
Região dos Lagos
29ºmax
22ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
Geral

Comsercaf destina quatro toneladas de pneus para reutilização

Projeto “Logística Reversa” já recolheu mais de 940 toneladas de pneumáticos

14 junho 2019 - 13h44
Comsercaf destina quatro toneladas de pneus para reutilização

A Comsercaf vai encaminhar hoje mais quatro toneladas de pneus para reciclagem. Por meio do projeto “Logística Reversa”, os pneumáticos recolhidos nas borracharias e ruas de Cabo Frio serão enviados à Reciclanip, empresa responsável pela reutilização dos materiais, localizada em São Paulo. Desde 2015, data em que a Prefeitura aderiu ao programa, mais de 940 toneladas já foram descartadas corretamente.

A ação acontece em parceria com a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). A Comsercaf fica responsável por fazer a coleta e armazenamento dos materiais, até que a Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente faça o agendamento do envio junto a Reciclanip.

Para fazer parte do programa os municípios precisam definir um local coberto e protegido de chuva para abrigar os pneus enquanto aguardam o recolhimento do material, e arcar com os custos da coleta e armazenamento. Não há contrapartida financeira, somente os benefícios ambientais.

“Os pneus demoram anos para se decompor e poderiam servir como criadouro de mosquitos ou hospedar outros vetores como ratos e baratas. Com o reaproveitamento,  proporcionam economia de energia e recursos naturais” – explica Dario Guagliadri, presidente da Comsercaf.

Durante o processo de reaproveitamento, os pneus serão triturados. Na maioria das vezes, são utilizados como combustível alternativo para as indústrias de cimento, mas podem ser usados ainda, na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas e industriais e tapetes automotivos.

A população também pode colaborar com o programa, levando os pneus de descarte ao depósito da Comsercaf, localizado na Rua dos Siris, 45, na Ogiva. Em casos de grande quantidade do material, a retirada pode ser programada pelos telefones (22) 2648-8906 ou 2648-8907, ou por e-mail: [email protected]