Assine Já
quarta, 04 de agosto de 2021
Região dos Lagos
22ºmax
14ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 46523 Óbitos: 1889
Confirmados Óbitos
Araruama 11454 362
Armação dos Búzios 5517 58
Arraial do Cabo 1588 87
Cabo Frio 12706 765
Iguaba Grande 4804 116
São Pedro da Aldeia 6205 275
Saquarema 4249 226
Últimas notícias sobre a COVID-19
Geral

Comitê de Bacias aprova novos projetos de saneamento

Obras serão feitas com verba de aproximadamente R$ 8 milhões do Fundo de Recursos Hídricos

28 maio 2019 - 08h45
Comitê de Bacias aprova novos projetos de saneamento

O Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João aprovou ontem, em assembleia extraordinária, oito projetos de saneamento em cidades da região. As obras serão feitas com verba de aproximadamente R$ 8 milhões proveniente do Fundo de Recursos Hídricos. A aprovação dos projetos será comunicada oficialmente ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que deverá transferir o dinheiro para o Consórcio Intermunicipal Lagos São João.

Os projetos aprovados serão tocados nos municípios de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Araruama, Iguaba Grande, Silva Jardim e Rio das Ostras. Entre as obras aprovadas estão o aumento na rede separativa de esgoto e novas etapas do cinturão de contenção de despejo de esgoto em trechos da Lagoa de Araruama.

– Os projetos foram elaborados pelas prefeituras com a ajuda das concessionárias (Prolagos e Águas de Juturnaíba). Com a aprovação no Comitê, o Inea poderá liberar os recursos. O Consórcio fica responsável por fazer as licitações e fiscalizar o cumprimento dos contratos – explicou a secretária-executiva do Consórcio Lagos São João, Adriana Saad.

Além das obras de saneamento foram aprovados mais cinco projetos de monitoramento da qualidade de água de recursos hídricos como a Lagoa de Araruama, Lagoa de Juturnaíba e Rio Roncador. Na próxima reunião do Comitê, no mês de junho, serão analisados projetos de educação ambiental e de estatística pesqueira.

O Comitê de Bacias Lagos São João é composto por 44 entidades relacionadas ao meio ambiente e recursos hídricos na região. O Consórcio Intermunicipal Lagos São João é a entidade que administra as políticas aprovadas no Comitê.