quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Comitê de Bacias aprova novos projetos de saneamento

Obras serão feitas com verba de aproximadamente R$ 8 milhões do Fundo de Recursos Hídricos

28 maio 2019 - 08h45
Comitê de Bacias aprova novos projetos de saneamento

O Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João aprovou ontem, em assembleia extraordinária, oito projetos de saneamento em cidades da região. As obras serão feitas com verba de aproximadamente R$ 8 milhões proveniente do Fundo de Recursos Hídricos. A aprovação dos projetos será comunicada oficialmente ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que deverá transferir o dinheiro para o Consórcio Intermunicipal Lagos São João.

Os projetos aprovados serão tocados nos municípios de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Araruama, Iguaba Grande, Silva Jardim e Rio das Ostras. Entre as obras aprovadas estão o aumento na rede separativa de esgoto e novas etapas do cinturão de contenção de despejo de esgoto em trechos da Lagoa de Araruama.

– Os projetos foram elaborados pelas prefeituras com a ajuda das concessionárias (Prolagos e Águas de Juturnaíba). Com a aprovação no Comitê, o Inea poderá liberar os recursos. O Consórcio fica responsável por fazer as licitações e fiscalizar o cumprimento dos contratos – explicou a secretária-executiva do Consórcio Lagos São João, Adriana Saad.

Além das obras de saneamento foram aprovados mais cinco projetos de monitoramento da qualidade de água de recursos hídricos como a Lagoa de Araruama, Lagoa de Juturnaíba e Rio Roncador. Na próxima reunião do Comitê, no mês de junho, serão analisados projetos de educação ambiental e de estatística pesqueira.

O Comitê de Bacias Lagos São João é composto por 44 entidades relacionadas ao meio ambiente e recursos hídricos na região. O Consórcio Intermunicipal Lagos São João é a entidade que administra as políticas aprovadas no Comitê.