quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Comitê de Bacia e Consórcio Lagos São João vão dar suporte a guardas ambientais no defeso da Lagoa de Araruama

Verba foi destinada para fornecimento de combustível, alimentação e materiais de trabalho e proteção

30 julho 2019 - 16h00
Comitê de Bacia e Consórcio Lagos São João vão dar suporte a guardas ambientais no defeso da Lagoa de Araruama

O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João e o Consórcio Intermunicipal Lagos São João vão dar suporte às guardas ambientais durante o período de defeso da Lagoa de Araruama. Prefeituras de cinco cidades no entorno da lagoa irão receber combustível, alimentação e materiais de trabalho e proteção, que serão utilizados pelos fiscais.

Para dar apoio aos agentes ambientais, o Comitê aprovou o montante de R$ 71,1 mil do Fundo de Recursos Hídricos (FUNDRHI).  

Nesta quarta-feira (31), o Consórcio irá realizar uma apresentação do projeto de fiscalização integrada. A apresentação será na sede do Departamento de Pesca de São Pedro da Aldeia, na Ponta da Areia, a partir das 10h. O defeso da Lagoa de Araruama, que é a proibição da pesca no ecossistema, vai do dia 1º de agosto ao dia 31 de outubro.

"Estamos fazendo uma preparação antecipada para que a fiscalização do defeso seja eficiente do começo ao fim. Contamos com o apoio das prefeituras e a colaboração dos pescadores. Temos certeza de que o defeso será um sucesso e que a lagoa terá esse período para que as espécies possam se reproduzir de forma adequada", afirma a secretária executiva do Consórcio Lagos São João, Adriana Saad.

A fiscalização do cumprimento das regras do defeso será feita de forma integrada pelas guardas ambientais das cinco cidades, por meio de um termo de cooperação assinado entre os municípios.