terça, 23 de abril de 2024
terça, 23 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Comitê consegue agilizar liberação de Seguro Defeso para pescadores da Lagoa de Araruama

Portaria publicada pelo Ibama permite cadastramento dos pescadores para o recebimento do benefício

30 agosto 2019 - 11h56
Comitê consegue agilizar liberação de Seguro Defeso para pescadores da Lagoa de Araruama

Uma articulação do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João pôs fim à espera dos pescadores da Lagoa de Araruama pela liberação do Seguro Defeso. O benefício é pago durante o período de proibição da pesca no ecossistema, que começou no dia 1º de agosto e vai até o dia 31 de outubro.

Cerca de 500 pescadores dos municípios de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Araruama, Iguaba Grande e Arraial do Cabo, que são banhados pela lagoa, podem ser beneficiados com a medida.

O pedido de liberação foi feito pelo presidente do Comitê, Leandro Coutinho, e pelo coordenador da Câmara Técnica de Pesca, Francisco Guimarães, o Chico Pescador. Eles estiveram em Brasília na semana passada para tratar do assunto, após o prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, que é o presidente do Consórcio Ambiental Lagos São João, enviar um ofício solicitando agilidade na resolução do problema. Nesta semana o Ibama publicou a portaria liberando o cadastramento dos pescadores da Lagoa de Araruama.

"O que estava atrasando a liberação do dinheiro era a publicação da portaria informando o código específico deste defeso. O número é necessário no momento em que os pescadores vão se cadastrar. Com a definição deste código, os pescadores já estão procurando as colônias de pesca em seus municípios para fazer o cadastramento e receber o benefício", explica o presidente do Comitê de Bacia, Leandro Coutinho.

Durante a visita a Brasília, os membros do Comitê se reuniram com diversos parlamentares na Câmara dos Deputados e também estiveram na sede da Secretaria Nacional de Pesca.

"A liberação do defeso é essencial para que os pescadores tenham como pagar suas contas neste período em que estão proibidos de realizar suas atividades na lagoa. Conseguimos o apoio de diversos parlamentares e finalmente isso está resolvido. Assim, o sustento dos pescadores está garantido enquanto a pesca está proibida", afirma o coordenador da Câmara Técnica de Pesca, Chico Pescador.

Os pescadores que têm direito ao Seguro Defeso podem procurar as colônias pesqueiras às quais estão filiados para obterem suporte no cadastramento. O calendário de pagamento é informado ao profissional da pesca com base na data da conclusão do cadastramento.