quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Começam os trabalhos da CPI dos Eventos em Cabo Frio

26 fevereiro 2024 - 16h51Por Redação
Começam os trabalhos da CPI dos Eventos em Cabo Frio

Foram oficialmente iniciados os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pretende apurar possíveis irregularidades nas contratações feitas pelo gabinete da prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (sem partido), por meio da Superintendência de Eventos. Oficialmente instaurada no último dia 7, a primeira reunião de trabalho, para eleger presidente e relator, aconteceu nesta terça-feira (20), e a segunda, que tem como objetivo dar andamento às ações efetivas, estava programada para a tarde de quinta (22).

Autor da CPI, Davi Souza foi eleito presidente, enquanto Josias da Sweel (PL) ficou como relator. Integram ainda a CPI os vereadores Luis Geraldo (REP), Thiago Vasconcelos (AVANTE) e Rodolfo Aguiar (SD). Eles terão prazo de 90 a 180 dias para apresentar os resultados da investigação. Entre os objetos de investigação da comissão estão a Expo Cabo Frio 2023, o aniversário de Cabo Frio, a decoração de Natal e o réveillon entre outros.

Através de assessoria, o vereador Davi Souza explicou que, neste primeiro momento, a prefeita Magdala Furtado não deve ser convocada.

– Vamos primeiro buscar as informações, buscar dados processuais e administrativos para fazer uma análise, ver onde tem inconsistências, e então convocar os envolvidos para sanar as possíveis dúvidas. Se nessa fase chegarmos até a prefeita ou outra pessoa que esteja fora desses setores investigados, aí sim eles também serão convocados.

Oficialmente a CPI tem poder de investigação similar ao judiciário, no entanto sem poder de julgamento ou punição. Cabe a ela apurar supostas irregularidades, ilegalidades ou má gestão da coisa pública, encaminhando conclusões finais ao Ministério Público.