sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
VIRADA SEGURA

Começa neste sábado esquema especial de segurança para o Réveillon

Segundo comando do 25º BPM, Região dos Lagos terá o reforço de 1.700 policiais militares

27 dezembro 2019 - 19h56Por Redação

Começa hoje e vai até a quarta-feira da próxima semana, dia 2, a operação especial da Polícia Militar para a virada do ano na Região dos Lagos. Segundo o comando do 25º Batalhão (25º BPM), que responde pela segurança de sete municípios, haverá o reforço de 1.700 profissionais nas ruas da região no período de Réveillon.

Os policiais militares vão fazer o patrulhamento a pé e em viaturas nas cidades de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Araruama e Iguaba Grande.

A PM informou ainda que o planejamento operacional está implantado desde o último dia 18, com aumento 100 policiais militares que atuam pelo Regime Adicional de Serviço (RAS), além do efetivo normal do Batalhão.

Já o quartel do Corpo de Bombeiros de Cabo Frio informou que haverá 30 guarda-vidas nas praias ao longo do verão, o que representa um aumento de 50% em relação a outros períodos do ano. 

Segundo o comando do 18º GBM, uma das novidades para este ano é a nova sinalização das praias com bandeiras em quatro cores, de acordo com o grau de risco no local. A bandeira vermelha sinaliza local inadequado para banho e alto risco de afogamento; a amarela representa fatores de risco para o banhista como ondas mais fortes e correntes; a verde indica que, naquele ponto, as condições para o banho são boas e o risco de afogamento é baixo, e a roxa, sinaliza a presença de animais marinhos naquela área.  

A corporação terá ainda à disposição três motos aquáticas; um flexboat; quatro quadriciclos; um jipe e um helicóptero. De acordo com dados do 18º GBM, do começo do ano até o momento foram feitos 1.823 salvamentos no mar e 31.264 prevenções de afogamento (retirada do banhista de situação de risco antes que seja necessário o socorro).

Via Lagos – A previsão é de tráfego intenso na RJ-124, a Via Lagos, nos dias que antecedem o réveillon. Segundo a concessionária que administra a rodovia, cerca de 500 mil automóveis devem passar até o dia 6 de janeiro. Ontem, a chegada à Região dos Lagos teve aproximadamente 44 mil veículos. Hoje (28), aproximadamente 47 mil automóveis podem passar pela via.

No retorno para o Rio, 49 mil veículos são previstos na quarta-feira (1º) e 59 mil na quinta-feira (2).
A CCR ViaLagos atua com a Operação Verão na rodovia, com esquema especial de equipes e viaturas do SOS Usuário Médico e Mecânico. Funcionários estarão durante 24h em pontos estratégicos da via com viaturas de inspeção, guinchos e ambulâncias UTI e de resgate. Na praça do pedágio, os motoristas recebem folhetos com dicas de segurança.