terça, 16 de abril de 2024
terça, 16 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
NOVO SISTEMA

Com redução de casos, Cabo Frio desativa Tenda Covid e inaugura novo espaço para atendimento

Pacientes serão atendidos em um espaço anexo à UPA do Parque Burle

21 maio 2022 - 15h18Por Redação

A Prefeitura de Cabo Frio inaugura nesta segunda-feira (23), um novo espaço exclusivo para atendimentos de casos suspeitos de síndrome gripal na área externa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Parque Burle, que substituirá a Tenda Covid.

Esse espaço fará o mesmo atendimento que era realizado na tenda. O motivo da alteração se deve pela queda no número de casos da doença e a consequente baixa da positividade em Cabo Frio. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica do setor de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, nos meses de março e abril, a Tenda Covid registrou média diária de atendimento de 40 pessoas, apresentando queda de 17% na comparação com os meses de janeiro e fevereiro. No mesmo período, a taxa de positividade caiu 98,68%.

"A equipe epidemiológica da Secretaria de Saúde analisa diariamente o cenário com base nos dados registrados da evolução dos casos do coronavírus na cidade para traçar estratégias necessárias, e novas logísticas de atendimento para o enfrentamento da pandemia. Além disso, essa análise permite o uso necessário do dinheiro público. Temos um custo com a tenda, que foi empregado para atender a demanda no período. Hoje não há necessidade de continuar mantendo esse gasto", explica a secretária de Saúde, Erika Borges.

ESPAÇO HIPOCOVID

A partir desta segunda-feira (23), os pacientes com síndrome gripal serão atendidos no espaço Hipocovid. O local conta com toda infraestrutura como recepção, dois banheiros e consultório, cilindros de oxigênio e demais insumos necessários para acolher e atender quem esteja com sintomas de síndrome gripal. O paciente não ficará exposto aos fatores climáticos e terá um atendimento totalmente exclusivo, evitando o cruzamento de fluxo das demandas emergenciais da UPA.

O diretor médico da UPA, Thiago Ferreira; e a diretora administrativa, Marcylene Azevedo, reforçam que a logística permanecerá seguindo os protocolos de triagem e as determinações do Ministério da Saúde, em casos de suspeita do vírus.

"Na recepção, que é o ponto para a entrada o paciente, será realizado o registro. Após a identificação, o paciente vai ser direcionado para sala de enfermagem para classificação de risco ou coleta do teste de diagnóstico e, em seguida, para o consultório médico", explica Thiago.