sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cabo Frio

Aumenta a cobrança por convocação dos concursados de 2009 em Cabo Frio

Educação pressiona por chamada de aprovados de 2009; novo fracionamento salarial irrita

30 setembro 2019 - 20h04
Aumenta a cobrança por convocação dos concursados de 2009 em Cabo Frio

Os profissionais da Educação prometem falar mais grosso contra a Prefeitura de Cabo Frio para cobrar a convocação da última leva de 456 aprovados dos 1.096 no concurso público de 2009. Para isso, não estão descartadas ferramentas de pressão como atos e protestos de rua e acompanhamento de sessões na Câmara, para cobrar o posicionamento dos vereadores.

Uma medida de que a paciência da categoria está próxima ao esgotamento é de que, uma reunião para tratar do assunto, no último sábado, teve a presença de mais de 100 pessoas, boa parte delas de servidores contratados, que buscam a sonhada estabilidade e um salário maior, uma vez que não há isonomia entre eles e os servidores efetivos. 

Para piorar a situação, além da dificuldade de negociação com o governo, ontem foi divulgada uma nova previsão de calendário de pagamento, agora dos salários de setembro. Mais uma vez, como ocorreu nos meses anteriores, haverá parcelamento entre as categorias.

No próximo dia 7, quinto dia útil do mês, receberão os efetivos da Educação, da Saúde e da Administração. No dia 10, é a vez dos contratados da Educação. Uma semana depois, no dia 17, receberão os contratados da Saúde e da Administração. Por fim, no dia 23, está previsto o pagamento dos comissionados de todos os setores. Assim como das outras vezes, a Secretaria de Fazenda afirma que as datas precisas de pagamento dependem da entrada de recursos. 

– Se a categoria já estava insatisfeita com a falta da convocação dos aprovados,  com o novo parcelamento de salários, essa pressão vai aumentar – disse a coordenadora-geral do Sepe Lagos, Cíntia Machado. 

O prazo para a convocação dos aprovados expira em dezembro, mas a categoria pretende resolver a questão até o fim do mês, antes de buscar nova decisão judicial. 

A informação recebida de bastidores é de que a Secretaria Municipal de Educação considera que já convocou todos os apovados que deveria, mas não houve resposta oficial para a reportagem até o fechamento desta edição.