terça, 23 de abril de 2024
terça, 23 de abril de 2024
Cabo Frio
29°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Clínica-Escola do Autista é prometida por Adriano em tarde de palestras

Encontro na Estácio de Sá teve presença de autora do projeto

24 julho 2019 - 10h36

GABRIEL TINOCO

Após se sensibilizar com os apelos de mães e pais de crianças autistas, o prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno (Rede), se comprometeu a inaugurar a Clínica-Escola do Autista na cidade.  A promessa foi feita diante de um auditório lotado, durante a tarde de palestras ‘Autismo e Suas Conquistas’, no campus de Cabo Frio da Universidade Estacio de Sá, na tarde de ontem. 

– Foi muito importante essa palestra, porque mostra que a gente precisa acolher as nossas crianças, que hoje podem estar fora do contexto social, mas que vão poder contribuir muito para o futuro do nosso país  – afirmou Adriano.

O projeto, que é o primeiro neste molde a oferecer atendimento gratuito para autistas, atende mais de duzentas crianças em Itaboraí. A escola possui psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapêutas ocupacionais, nutricionistas e até mesmo um neuropediatra. 

A criadora do projeto e co-autora da lei que instituiu a Política Nacional de Proteção da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, Berenice Piana, vibrou com a decisão.

– Entendi que o prefeito se emocionou e ficou verdadeiramente impressionado com os relatos, com tudo o que ouviu, com a situação real do autista aqui no Brasil de uma forma geral. E acredito no que eu vi, na promessa dele. Nós saímos com essa promessa, com essa esperança… Todas as famílias que estavam aqui estavam muito emocionadas e agradeceram muito a disponibilidade do prefeito em imediatamente se mobilizar.

De acordo com Berenice, a promessa é importante para todo o ciclo familiar dessas crianças. 

– A clínica vai mudar a vida dessas pessoas... Vai mudar muito e para melhor. Sempre digo que quando um autista não é tratado, a família acaba se excluindo. É a morte social do indivíduo e a morte social da família. Mas, quando ele é tratado, é o renascimento social dele e da família. E é isso que espero. Estou imensamente agradecida ao prefeito e me coloco à disposição para ajudar no que for preciso. Espero em breve estar aqui na inauguração, comemorando com todos vocês – disse.

Um dos palestrantes, o advogado Carlos Magno de Carvalho, pai de um menino autista de sete anos, demonstrou euforia com a conquista. 

– Conseguimos o que queríamos. É uma luta de muitos anos. Mas vamos prosseguir trabalhando para que mais medidas como essa sejam adotadas em outros municípios da região. 

São Pedro –  Se em Cabo Frio o prefeito fez uma promessa pública, em São Pedro a implementação de uma Clínica-Escola Autista já é discutida desde o início do mês. Representantes da sociedade civil e membros do Poder Público, em reunião na sede da Prefeitura, debateram a criação da escola no último dia dois.