quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Clésio

Clésio Guimarães reassume oficialmente secretaria de Fazenda de Cabo Frio

Ex-secretário nos governos Marquinho e Aquiles Barreto diz que pediu ‘autonomia’ antes de aceitar o cargo

08 agosto 2019 - 12h05Por Rodrigo Branco I Foto: Arquivo Folha
Clésio Guimarães reassume oficialmente secretaria de Fazenda de Cabo Frio

Clésio Guimarães Faria está de volta ao comando da Secretaria municipal de Fazenda de Cabo Frio. O retorno de Clésio ao cargo foi sacramentado nesta terça-feira (6), com a nomeação do ex-secretário das gestões Marquinho Mendes e Aquiles Barreto veiculada no jornal que faz as publicações oficiais da prefeitura.

Embora o antecessor de Clésio no cargo, Antonio Carlos ‘Cati’ Vieira, tenha garantido para a Folha que Clésio assumiria em agosto, o ‘sim’ do administrador de empresas e professor aposentado só saiu nesta segunda-feira (5), depois de uma reunião definitiva com o prefeito Adriano Moreno (Rede).

Clésio afirmou para a reportagem que só aceitou o convite para voltar depois que o prefeito lhe deu garantias de que ele teria autonomia para implantar seus métodos de gestão no cargo.

– Os motivos pelos quais eu aceitei foram a confiança depositada em mim e a possibilidade de dar prosseguimento ao trabalho com autonomia. Pretendo implementar algumas ações para alavancar as receitas próprias e sair dessa situação de dependência dos recursos externos. Hoje somos altamente dependentes desses repasses. Se falha ou tem algum tipo de problema, a gente fica à mercê do incontrolável – disse.

Apesar de estar de volta ao cargo de secretário, Clésio não está por fora da realidade financeira do município. Ele jamais chegou a ficar afastado do governo, primeiro como responsável pela Casa do Empreendedor e depois como tesoureiro da secretaria, função na qual já vinha respondendo sobre previsões de pagamentos e em negociações com servidores, inclusive no Ministério Público.

O secretário discordou de uma declaração dada pelo seu antecessor no começo de junho de que o município começaria a respirar financeiramente a partir deste mês. Segundo Clésio, a melhoria da condição dos cofres da cidade está condicionada ao desbloqueio dos R$ 33 milhões retidos pelo Tribunal de Justiça, a título de dívidas com precatórios.

– O município só vai respirar quando houver o desbloqueio do que foi retido pelo TJ. Este mês teremos um pequeno alento pela [parcela] trimestral [dos royalties], que não sabemos de quanto é. Vamos continuar trabalhando para conseguir esse desbloqueio. Hoje, o que entra num mês serve para pagar o mês anterior – afirma.

Leia também:

Clésio Guimarães irá assumir a Fazenda a partir de agosto, informa Cati

À espera de um milagre: governo promete contas e salários em dia até novembro em Cabo Frio​