quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
Geral

Cinco Pioneiros conquistam vaga de Jovem Aprendiz na Prolagos

Futuros aprendizes foram conhecidos durante formatura do projeto de capacitação profissional oferecido pela concessionária

31 outubro 2019 - 20h27
Cinco Pioneiros conquistam vaga de Jovem Aprendiz na Prolagos
Depois de passarem dois meses imersos no setor de saneamento e no mundo corporativo, cinco estudantes do ensino médio da rede pública de Cabo Frio se preparam para entrar no mercado de trabalho como aprendizes da Prolagos e continuarem suas jornadas de conhecimento. Oriundos do projeto Pioneiros, que ofereceu capacitação profissional para 30 jovens, entre 15 e 18 anos, os selecionados foram escolhidos após desenvolverem propostas de melhorias para os bairros onde vivem.
 
Inicialmente, apenas os três finalistas garantiriam uma vaga, no entanto, minutos antes de anunciar os trabalhos vencedores, o diretor executivo da Prolagos, José Carlos Almeida, surpreendeu os participantes. “Pela qualidade dos trabalhos apresentados e desenvoltura dos estudantes, conseguimos ampliar para cinco vagas de Jovem Aprendiz. Será um prazer tê-los conosco e continuar contribuindo na formação deles”, comentou o diretor executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.
 
Primeira colocada com um projeto de combate ao desperdício de água, a aluna do segundo ano do Ciep 458 Hermes Barcelos, no Jardim Esperança, Amanda da Silva Rodrigues, de 16 anos, ficou surpresa com o resultado. “Quando vi que faltava apenas um nome, pensei que não tivesse mais chances, mas quando ouvi o meu senti uma grande alegria. Estou muito orgulhosa de mim e muito agradecida. Foi tudo novo e enriquecedor, o projeto me ajudou até com a timidez”, disse logo após receber o prêmio, um tablet e o contrato especial de trabalho. 
 
Durante a capacitação, os alunos participaram de workshops sobre os mais diversos temas e visitaram unidades operacionais da Prolagos, como o Centro de Controle, laboratório de qualidade e as estações de tratamento de água e esgoto. Como conclusão das atividades, eles desenvolveram projetos com foco na localidade onde vivem e foram avaliados por uma banca formada pelos técnicos da concessionária.
 
Presente na cerimônia de encerramento, a secretária de Educação de Cabo Frio, Márcia Almeida, destacou os desafios superados pelos participantes em toda a trajetória durante o projeto. “Eles passaram pela inscrição, produção de redação, tiveram disciplina para frequentar as aulas, montar o trabalho final e submeter a uma banca avaliadora. O Pioneiros permite que o jovem perceba a sua vocação ao ter acesso a uma empresa de grande porte e contato com profissionais de diversas áreas. Além disso, também contribui para que o estudante perceba o seu próprio potencial. Espero que eles não deixem de sonhar e de acreditar neles mesmos, pois já são vencedores”, reforçou.
 
Além de Amanda, conquistaram uma vaga de Jovem Aprendiz, Jéssica dos Santos Lopes, aluna do 3º ano do Colégio Municipal Professora Elza Maria Santa Rosa Bernardo, no Jardim Esperança, Laryssa Nascimento da Silva, aluna do Centro Educacional Professora Marli Capp, em Tamoios, Camilla Duarte da Silva, do Ciep 458 Hermes Barcelos, do Jardim Esperança, e Alexandre Durães Tertulino, do Colégio Municipal Rui Barbosa. Os três primeiros irão concorrer com jovens de todo o país ao Prêmio Eficiência e Tecnologia da Aegea, na categoria Jovens Pioneiros.