quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
gramado

Cinco dicas para você curtir o final do inverno em Gramado e Canela

14 agosto 2019 - 09h46
Cinco dicas para você curtir o final do inverno em Gramado e Canela

Por – Cláudio Lacerda Oliva

Os finais de semana de agosto e setembro são boas datas para incluir uma subida à Serra Gaúcha. Além dos preços estarem bem mais em conta dos praticados em Julho, você pode fazer bons programas em família, pagando inclusive preços promocionais em passagens aéreas. Os hotéis em Gramado também oferecem ótimos descontos nesta época do ano. Então dê uma olhada nas dicas que separamos para quem estiver na região da Serra Gaúcha, mais precisamente em Gramado. Parques, passeios de trem e bons restaurantes são ótimas pedidas para curtir o finalzinho do inverno.

1 – Olivas de Gramado – Um parque sensorial

O Olivas de Gramado é um o lugar especial em Gramado. O primeiro parque de olivoturismo do Brasil oferece o aprendizado  sobre o processo de plantação e extração do azeites, além de viver um experiência sensorial de degustação de azeite de oliva. Na trattoria do parque, o almoço é colonial, com pratos cuidadosamente inspirados na receitas ítalo-germânicas como polenta na tábua, costelinha de porco na cerveja preta, tortéi e saladinha orgânica direto da horta. Se a ideia for lanchar na vista mais bonita da cidade, o restaurante também oferece fartas cestas de piquenique com pães, geleias coloniais, queijos e outras delícias.

O Parque Olivas de Gramado funciona das 10h às 18h. O restaurante serve seu tradicional almoço colonial das 11h30 às 15h00. O ingresso é R$ 30 para crianças de 12 a 16 anos e idosos e R$ 60 para o público geral. Crianças até 11 anos não pagam. O Parque fica na Rua Vereador José Alexandre Benetti, número 1808, no bairro Linha Nova, em Gramado.

 2. A verdadeira pizza napoletana

A pizza tem massa leve e ingredientes selecionados para ser apreciada com a mão mesmo, como é servida originalmente na Itália, proporcionando uma experiência cultural, além de gastronômica.

A Abbiamo Fatto é uma das 11 pizzarias brasileiras a conquistar o certificado de origem concedido pela Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN) a empreendimentos que produzem a verdadeira pizza ao estilo de Nápoles, na Itália. A pizzaria fica na Av. José Luiz Correa Pinto, 299, em Canela, e abre todos os dias das 18h30 às 23h30.

3 - Degustar vinhos a bordo da Maria Fumaça

Se o passeio na Maria Fumaça na Região da Uva e Vinho já é uma experiência única, no vagão 219 ela fica ainda mais especial. Nele acontece o L´Essenza del Vino, onde 40 passageiros podem fazer o passeio com degustação de vinhos e espumantes comandadas por sommelier ou enólogo convidado.

A viagem acontece uma vez por mês e sempre tem um tema diferente. Os passageiros vão aprender sobre o universo dos vinhos e sua harmonização, além de curtir a linda paisagem do trajeto entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Para completar a experiência, o vagão 219 da Maria Fumaça conta com a presença de um músico exclusivo para animar o público entre uma degustação e outra.

4 – O Snowland

É o Parque de Neve mais completo do Brasil sendo  um dos destaques de Gramado. O ano inteiro o turista pode ter a sensação deliciosa de esquiar, de passear no teleférico, de praticar esportes de neve, de andar de patins sobre o gelo ou simplesmente de vivenciar um clima pra lá de especial das cidades mais geladas do mundo. 

5 – Outros três parques interessantes

Não deixe de visitar em Gramado o Mundo Encantando de Gramado, o Mini Mundo e o Parque do Lago Negro.  Os dois primeiros com atividades e programações diárias com tarifas para adultos e crianças, e o Lago Negro é um parque natural – um dos mais tradicionais da cidade que oferece apenas o passeio de pedalinho pago a parte. Além dessas atrações vale a pena se deliciar com os restaurantes que ofertam vinhos, massas, carnes e o delicioso galeto da Serra Gaúcha, além de várias fábricas de chocolates. Gostou da dica? Não deixe de fazer reservar sua pousada em Gramado. Boa vagem!