Assine Já
segunda, 06 de dezembro de 2021
Região dos Lagos
27ºmax
21ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 53752 Óbitos: 2196
Confirmados Óbitos
Araruama 12500 448
Armação dos Búzios 6589 73
Arraial do Cabo 1755 93
Cabo Frio 15618 902
Iguaba Grande 5581 147
São Pedro da Aldeia 7054 290
Saquarema 4655 243
Últimas notícias sobre a COVID-19
Geral

Cinco dicas para potencializar os estudos com as aulas não presenciais

22 abril 2020 - 13h36Por Redação

Em meio à pandemia da COVID-19 e à interrupção das aulas - uma das medidas de isolamento social da população decretada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro -os estudantes, assim como os responsáveis,  estão encarando uma nova rotina, se readaptando à essa nova realidade e lidando, pela primeira vez, com novos horários e hábitos dentro de casa. Um deles é o acompanhamento feito pelos pais diante do processo de aprendizagem online e a responsabilidade dos filhos em relação aos estudos a distância.

 Diante desse novo cenário, muitas escolas adotaram o processo de aulas e conteúdos online. O Colégio e Curso Pensi, por exemplo, estruturou uma nova rotina e tem usado a tecnologia para recriar a dinâmica em sala de aula e permitir aos seus 13 mil estudantes a plenitude do processo de aprendizagem enquanto durarem as restrições. Pensando nisso, o coordenador de Ensino Médio e Pré-Vestibular do Pensi, Pedro Rocha, reuniu cinco dicas para os alunos potencializarem ainda mais os estudos e se organizarem de forma a não perderem o foco nas aulas não presenciais.

 Confira abaixo: 

 1.Organização do tempo

A rotina de estudos precisa ser organizada com base na rotina de atividades durante a quarentena. Se você gosta de fazer exercícios físicos, é interessante determinar um momento do dia para que assim consiga gerenciar melhor o tempo de estudo com outras atividades. Para evitar que se levante repetidas vezes, o que leva a uma e perda de tempo valiosa, busque ter fácil acesso a tudo que precisa.   

2.Momentos de descanso e relaxamento

Pode até não parecer, mas a rotina de estudos em casa pode ser até mais intensa do que as aulas presencias. Isso porque os alunos podem não dar as devidas pausas necessárias durante o estudo. Ou simplesmente não conseguirem se desvencilhar/desligar de uma determinada tarefa. Portanto, programe-se de modo a ter também momentos para descansar, arejar a mente, fazer uma atividade prazerosa com a família, ver um filme, conversar, ligar para alguém. Esse equilíbrio é muito importante para a saúde mental.

3.Evitar distrações

O ambiente precisa ser favorável ao estudo e isso inclui não ter distrações, o que torna cada minuto mais produtivo possível. Sendo assim, é interessante desligar aparelhos de tv, sons ou outros equipamentos que tirem a atenção. Desative as notificações das redes sociais e tente evitar não entrar nelas durante a rotina de estudos. Caso algum barulho externo retire sua atenção, recomenda-se que utilize fones de ouvido e busque escutar músicas clássicas ou músicas que aumentem a concentração. Uma dica: nunca ouvir músicas em idiomas em que se é fluente, isso faz com que inevitavelmente sua atenção seja desviada.

4.Crie metas pessoais

Crie metas diárias para que, dessa forma, a rotina de estudos fique organizada, e assim, você tenha a certeza de que nenhum assunto será esquecido. Para isso, habitue-se a ter uma agenda ou outra ferramenta de anotações, sempre em mãos ou em algum local visível da casa - com todas as suas obrigações e afazeres. Nesse formato, será fácil realizar outras tarefas ao longo do dia sem que nenhum ponto importante dos seus estudos seja deixado de lado. Uma dica importante é tentar ser fiel ao que seria uma rotina normal escolar. Levantar em um horário determinado, se vestir, comer, e em seguida, seguir a programação diária de estudos. Além disso, busque fazer anotações de todas as aulas, isso aumenta a capacidade de retenção de conhecimento e facilita a triagem de possíveis dúvidas.

5.Busque um local adequado para os estudos

Por fim, ter um ambiente dedicado ao estudo pode ajudar bastante. Se o aluno tiver condições, é indicado que o local seja minimamente confortável, silencioso e que tenha, preferencialmente, uma boa conexão com a internet.

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.