quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Cinco dicas para potencializar os estudos com as aulas não presenciais

22 abril 2020 - 13h36Por Redação

Em meio à pandemia da COVID-19 e à interrupção das aulas - uma das medidas de isolamento social da população decretada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro -os estudantes, assim como os responsáveis,  estão encarando uma nova rotina, se readaptando à essa nova realidade e lidando, pela primeira vez, com novos horários e hábitos dentro de casa. Um deles é o acompanhamento feito pelos pais diante do processo de aprendizagem online e a responsabilidade dos filhos em relação aos estudos a distância.

 Diante desse novo cenário, muitas escolas adotaram o processo de aulas e conteúdos online. O Colégio e Curso Pensi, por exemplo, estruturou uma nova rotina e tem usado a tecnologia para recriar a dinâmica em sala de aula e permitir aos seus 13 mil estudantes a plenitude do processo de aprendizagem enquanto durarem as restrições. Pensando nisso, o coordenador de Ensino Médio e Pré-Vestibular do Pensi, Pedro Rocha, reuniu cinco dicas para os alunos potencializarem ainda mais os estudos e se organizarem de forma a não perderem o foco nas aulas não presenciais.

 Confira abaixo: 

 1.Organização do tempo

A rotina de estudos precisa ser organizada com base na rotina de atividades durante a quarentena. Se você gosta de fazer exercícios físicos, é interessante determinar um momento do dia para que assim consiga gerenciar melhor o tempo de estudo com outras atividades. Para evitar que se levante repetidas vezes, o que leva a uma e perda de tempo valiosa, busque ter fácil acesso a tudo que precisa.   

2.Momentos de descanso e relaxamento

Pode até não parecer, mas a rotina de estudos em casa pode ser até mais intensa do que as aulas presencias. Isso porque os alunos podem não dar as devidas pausas necessárias durante o estudo. Ou simplesmente não conseguirem se desvencilhar/desligar de uma determinada tarefa. Portanto, programe-se de modo a ter também momentos para descansar, arejar a mente, fazer uma atividade prazerosa com a família, ver um filme, conversar, ligar para alguém. Esse equilíbrio é muito importante para a saúde mental.

3.Evitar distrações

O ambiente precisa ser favorável ao estudo e isso inclui não ter distrações, o que torna cada minuto mais produtivo possível. Sendo assim, é interessante desligar aparelhos de tv, sons ou outros equipamentos que tirem a atenção. Desative as notificações das redes sociais e tente evitar não entrar nelas durante a rotina de estudos. Caso algum barulho externo retire sua atenção, recomenda-se que utilize fones de ouvido e busque escutar músicas clássicas ou músicas que aumentem a concentração. Uma dica: nunca ouvir músicas em idiomas em que se é fluente, isso faz com que inevitavelmente sua atenção seja desviada.

4.Crie metas pessoais

Crie metas diárias para que, dessa forma, a rotina de estudos fique organizada, e assim, você tenha a certeza de que nenhum assunto será esquecido. Para isso, habitue-se a ter uma agenda ou outra ferramenta de anotações, sempre em mãos ou em algum local visível da casa - com todas as suas obrigações e afazeres. Nesse formato, será fácil realizar outras tarefas ao longo do dia sem que nenhum ponto importante dos seus estudos seja deixado de lado. Uma dica importante é tentar ser fiel ao que seria uma rotina normal escolar. Levantar em um horário determinado, se vestir, comer, e em seguida, seguir a programação diária de estudos. Além disso, busque fazer anotações de todas as aulas, isso aumenta a capacidade de retenção de conhecimento e facilita a triagem de possíveis dúvidas.

5.Busque um local adequado para os estudos

Por fim, ter um ambiente dedicado ao estudo pode ajudar bastante. Se o aluno tiver condições, é indicado que o local seja minimamente confortável, silencioso e que tenha, preferencialmente, uma boa conexão com a internet.