quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Cidades da região se preparam para receber mais de 62 mil alunos

​Ano letivo começa dia 11 em São Pedro e Búzios e dia 18 em Cabo Frio e Arraial

05 fevereiro 2019 - 09h33
Cidades da região se preparam para receber mais de 62 mil alunos

Depois das férias de verão, os alunos da rede municipal de ensino se preparam para voltar às salas de aulas e iniciar o ano letivo de 2019 em toda a Região dos Lagos. Em quatro das maiores cidades da região – Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios – serão 62.805 mil alunos voltando aos estudos nesse início de ano. O início do ao letivo acontece no dia 11 de fevereiro em São Pedro da Aldeia e Búzios e no dia 18 em Cabo Frio e Arraial do Cabo. 

Em Cabo Frio, são 90 escolas sob a supervisão do município, que receberão cerca de 35 mil alunos do Ensino Regular e 459 do Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2019. Este ano, foram inauguradas mais três unidades escolares em Maria Joaquina, Unamar e Samburá, que vão atender mais de mil novos alunos da Educação Infantil e do primeiro e segundo segmentos do Ensino Fundamental. Além disso, outros três Centros de Apoio Pedagógico (Cenapes), que auxiliam alunos com alguma dificuldade de aprendizagem, foram reinaugurados em 2019 no Jardim Esperança, Jardim Olinda e em Unamar.     

Em 2019, a rede municipal de ensino da cidade contará com a chegada de 235 novos professores concursados, que foram empossados no dia 1º de fevereiro. Além disso, este ano as escolas estarão livres da necessidade de cumprir os sábados letivos, que acontecia em 2018, e terão a autonomia para continuar mantendo a medida ou não. 

Em Arraial do Cabo, são 11 unidades escolares sob a gestão do município, que irão receber 4.460 alunos no Ensino Regular e 370 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O município cabista recebeu desde o ano passado um grande investimento na estrutura das unidades escolares da cidade, com a revisão da parte elétrica e hidráulica, troca de janelas, conserto de paredes, reconstrução de escada e pintura em 10 escolas. Também está sendo construída a nova creche e pré-escola E. M. Sotero Teixeira de Souza, no distrito de Pernambuca, para atender às crianças da área. 

Já o município de São Pedro da Aldeia possui 41 unidades escolares pertencentes à sua rede de ensino municipal, que oferecem aulas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA, que em 2019 receberão 13 mil estudantes no total. Além de convocar professores classificados no último concurso público, a secretaria de Educação do município está realizando um processo seletivo para contratar novos professores, auxiliares de creche e cuidadores de alunos especiais para o ano de 2019. 

Reparos estão sendo feitos em todas as escolas e uma nova unidade escolar de educação infantil será inaugurada antes do início do ao letivo no bairro Praia Linda. A rota do transporte escolar municipal está passando por um recadastramento, com a finalidade de otimização das linhas. 

Em Búzios, as 21 unidades escolares do município estão passando pelos últimos retoques para receber 9.396 alunos. A cidade tem ao todo quatro escolas da rede municipal, além de turmas de ensino médio e quatro outras do EJA, com 120 alunos.

*Foto: Clique diário