terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos beer fest
MAU TEMPO CONTINUA NESTA QUARTA

Chuva forte traz transtornos para toda a região

Municípios têm diversos pontos de alagamento; famílias ficam desalojadas em Araruama e Iguaba

22 setembro 2020 - 18h18Por Redação

A chuva forte que cai sobre a Região dos Lagos desde a noite desta segunda-feira (21) traz problemas para todos os municípios ao longo deste terça (22), o que resultou em muito trabalho para as equipes de Defesa Civil.

Em Cabo Frio, o acumulado de chuva das últimas 24h chega a 74,2 mm, no Centro; e 107,4 mm, em Aquárius, no Segundo Distrito. De acordo com a Defesa Civil, foram registradas diversas ocorrências em Maria Joaquina, Unamar, Braga, Vila Nova e Jacaré.

Parque Burle ficou com as ruas cheias – Foto do leitor

Pontos de alagamento causaram transtornos para pedestres e motoristas em ruas do Parque Burle, do Centro, Palmeiras, Jardim Esperança e Jardim Caiçara, como neste vídeo, gravado por uma comerciante na Rua Inglaterra.

Um dos municípios com mais danos, Araruama tem, pelo menos, 26 pessoas desabrigadas. Apenas no período entre a madrugada e o começo desta manhã, foram registrados 126 mm de chuva sobre o município.

Casas foram invadidas pela água e bairros como Rio do Limão, Mataruna, Areal, Praia do Hospício, Parati, Bananeiras, Boa Perna, Clube dos Engenheiros e Vila Capri estão entre os mais afetados. Uma escola municipal no bairro Bananeiras serve de base para receber as famílias que ficaram desabrigadas.

Em Arraial do Cabo, a região dos distritos foi a mais atingida. No bairro Parque das Garças, três casas foram desocupadas pela Defesa Civil. Em Figueira, o mar agitado fez ceder parte da rua que fica em frente. 

De acordo com a Prefeitura, são 13 casas interditadas no local, entre residências de veraneio e de moradores fixos. A Defesa Civil está no local junto à Assistência Social do Município para solicitar que os moradores procurem local seguro na casa de parentes ou amigos. 

Também há registros de ruas alagadas próximas à Lagoa de Araruama, em Figueira, além da erosão costeira em área já interditada. Não foram registradas ocorrências no centro de Arraial.

Parte da rua cedeu em frente à praia, em Figueira – Foto do leitor

Em Búzios, as principais reclamações foram de moradores de ruas na Rasa. Segundo eles, obras recentes feitas pela Prefeitura dificultaram o escoamento da água da chuva.

Por sua vez, em São Pedro da Aldeia, os bairros mais afetados foram Rua do Fogo, Balneário e Praia Linda. O índice pluviométrico foi de 44 mm em apenas seis horas de chuva no município, segundo a Defesa Civil que se encontra em estado de atenção. 

Em Iguaba Grande, a Prefeitura informou que até o momento apenas uma família está temporariamente desalojada (uma mãe com quatro filhos). Eles já estão sendo atendidos pela equipe da Assistência Social, e abrigados numa escola municipal que foi devidamente preparada para recebê-los. 

As equipes da Defesa Civil vistoriam alguns outros lugares, mas por enquanto nenhum novo registro. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos também está com equipes de sobreaviso para atender todas as demandas que surgem em virtude das fortes chuvas.

Tempo segue fechado nesta quarta-feira 

O morador da região pode se preparar para mais água nas próximas horas, pois a previsão do tempo para esta quarta-feira (23) é de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meterorologia (Inmet).

A frente fria estacionada sobre o estado do Rio mantém as temperaturas em baixa. Para Cabo Frio, a mínima prevista será de 15 graus e a máxima de 21. A umidade do ar fica entre 80% e 100%.