Assine Já
quinta, 22 de outubro de 2020
Região dos Lagos
23ºmax
18ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 9339 Óbitos: 478
Confirmados Óbitos
Araruama 1907 110
Armação dos Búzios 574 10
Arraial do Cabo 283 15
Cabo Frio 3072 166
Iguaba Grande 819 38
São Pedro da Aldeia 1434 66
Saquarema 1250 73
Últimas notícias sobre a COVID-19
MAU TEMPO CONTINUA NESTA QUARTA

Chuva forte traz transtornos para toda a região

Municípios têm diversos pontos de alagamento; famílias ficam desalojadas em Araruama e Iguaba

22 setembro 2020 - 18h18Por Redação

A chuva forte que cai sobre a Região dos Lagos desde a noite desta segunda-feira (21) traz problemas para todos os municípios ao longo deste terça (22), o que resultou em muito trabalho para as equipes de Defesa Civil.

Em Cabo Frio, o acumulado de chuva das últimas 24h chega a 74,2 mm, no Centro; e 107,4 mm, em Aquárius, no Segundo Distrito. De acordo com a Defesa Civil, foram registradas diversas ocorrências em Maria Joaquina, Unamar, Braga, Vila Nova e Jacaré.

Parque Burle ficou com as ruas cheias – Foto do leitor

Pontos de alagamento causaram transtornos para pedestres e motoristas em ruas do Parque Burle, do Centro, Palmeiras, Jardim Esperança e Jardim Caiçara, como neste vídeo, gravado por uma comerciante na Rua Inglaterra.

Um dos municípios com mais danos, Araruama tem, pelo menos, 26 pessoas desabrigadas. Apenas no período entre a madrugada e o começo desta manhã, foram registrados 126 mm de chuva sobre o município.

Casas foram invadidas pela água e bairros como Rio do Limão, Mataruna, Areal, Praia do Hospício, Parati, Bananeiras, Boa Perna, Clube dos Engenheiros e Vila Capri estão entre os mais afetados. Uma escola municipal no bairro Bananeiras serve de base para receber as famílias que ficaram desabrigadas.

Em Arraial do Cabo, a região dos distritos foi a mais atingida. No bairro Parque das Garças, três casas foram desocupadas pela Defesa Civil. Em Figueira, o mar agitado fez ceder parte da rua que fica em frente. 

De acordo com a Prefeitura, são 13 casas interditadas no local, entre residências de veraneio e de moradores fixos. A Defesa Civil está no local junto à Assistência Social do Município para solicitar que os moradores procurem local seguro na casa de parentes ou amigos. 

Também há registros de ruas alagadas próximas à Lagoa de Araruama, em Figueira, além da erosão costeira em área já interditada. Não foram registradas ocorrências no centro de Arraial.

Parte da rua cedeu em frente à praia, em Figueira – Foto do leitor

Em Búzios, as principais reclamações foram de moradores de ruas na Rasa. Segundo eles, obras recentes feitas pela Prefeitura dificultaram o escoamento da água da chuva.

Por sua vez, em São Pedro da Aldeia, os bairros mais afetados foram Rua do Fogo, Balneário e Praia Linda. O índice pluviométrico foi de 44 mm em apenas seis horas de chuva no município, segundo a Defesa Civil que se encontra em estado de atenção. 

Em Iguaba Grande, a Prefeitura informou que até o momento apenas uma família está temporariamente desalojada (uma mãe com quatro filhos). Eles já estão sendo atendidos pela equipe da Assistência Social, e abrigados numa escola municipal que foi devidamente preparada para recebê-los. 

As equipes da Defesa Civil vistoriam alguns outros lugares, mas por enquanto nenhum novo registro. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos também está com equipes de sobreaviso para atender todas as demandas que surgem em virtude das fortes chuvas.

Tempo segue fechado nesta quarta-feira 

O morador da região pode se preparar para mais água nas próximas horas, pois a previsão do tempo para esta quarta-feira (23) é de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meterorologia (Inmet).

A frente fria estacionada sobre o estado do Rio mantém as temperaturas em baixa. Para Cabo Frio, a mínima prevista será de 15 graus e a máxima de 21. A umidade do ar fica entre 80% e 100%.

 

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.