Assine Já
segunda, 26 de julho de 2021
Região dos Lagos
26ºmax
14ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 45921 Óbitos: 1853
Confirmados Óbitos
Araruama 11325 353
Armação dos Búzios 5456 57
Arraial do Cabo 1564 87
Cabo Frio 12520 751
Iguaba Grande 4746 114
São Pedro da Aldeia 6144 273
Saquarema 4166 218
Últimas notícias sobre a COVID-19
ARRAIAL DO CABO

Centro de Cidadania LGBT é inaugurado em Arraial do Cabo nesta segunda-feira (18)

A ação é uma parceria entre o Governo do Estado, o Programa Rio Sem LGBTIfobia e a Prefeitura de Arraial do Cabo

18 novembro 2019 - 17h05Por Redação
Centro de Cidadania LGBT é inaugurado em Arraial do Cabo nesta segunda-feira (18)

Nesta segunda-feira (18),  foi inaugurado o Centro de Cidadania LGBT - Baixada Litorânea no município. O evento foi realizado no prédio do antigo Fórum, na Prainha, onde funcionarão as duas salas destinadas ao Centro de Cidadania.
 
A ação é uma parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o Programa Rio Sem LGBTIfobia e a Prefeitura de Arraial do Cabo.
 
Estiveram presentes na inauguração autoridades municipais e estaduais. O Prefeito Renatinho Vianna, se fez presente, compondo a mesa juntamente com o Secretário de  Assistência Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos, Ayron Freixo, o Secretário do Ambiente, Arildo Mendes, o Coordenador do Centro de Referência LGBT da Baixada Litorânea, Theo Silveira, a coordenadora do Centro de Referência LGBT da Baixada, Sharlene Rosa, o Superintendente Estadual de Políticas Públicas LGBT, Ernane Alexandre Pereira, o Subsecretário de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos do Estado, Thiago Miranda e o Presidente da FIPAC Edilmar Silva, o neném da Cabocla.

De acordo com Ernane Alexandre, “o novo centro vai proporcionar atendimento jurídico, psicológico e social à população LGBTI e também será um espaço de mobilização de políticas públicas de combate a LGBTIfobia”.
 
O Subsecretário de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, Thiago Miranda, destacou que o local também será espaço de divulgação de informações. “O novo equipamento será extremamente útil para promoção de cidadania, difusão de informações e também de acolhimento. Além destes serviços, serão realizadas oficinas, palestras e debates para toda a população” informou.

O Coordenador Theo Silveira, pontuou  que o Centro de Cidadania funcionará das 9h às 17h, e contará com uma equipe formada por psicólogos, advogados, assistentes sociais e toda assessoria técnica na parte administrativa, e realizará atendimento a toda população LGBT vítima de violência e garantindo seus direitos como emissão de documentos e retificação de nome.

Ayron Freixo falou sobre a aproximação do Estado com o Município, trazendo o Centro de  Cidadania LGBT para Arraial, fazendo com que a cidade se torne referência em Políticas Públicas. Reiterou as portas abertas da Secretaria de Assistência Social para as questões de Direitos Humanos e a importância da implementação dessas políticas para a população LGBT de Arraial do Cabo e toda Baixada Litorânea. 

A unidade, além de atender Arraial do Cabo, também vai abranger as cidades de Armação de Búzios, Barra de São João, Cabo Frio, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Araruama e Iguaba Grande. 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.