sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
'CAMINHOS PARA A CIDADANIA'

CCR promove concurso cultural de práticas inovadoras educacionais na escola pública

Iniciativa socioeducacional abrange seis municípios da área de abrangência da ViaLagos

22 maio 2021 - 15h00Por Redação

O Instituto CCR, gestor social do Grupo CCR, lança o “Concurso Cultural de Práticas Inovadoras na Educação”, mais uma ação do programa Caminhos para a Cidadania, iniciativa socioeducacional que na área de abrangência da CCR ViaLagos atende escolas da rede pública de Rio Bonito, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. O concurso premiará educadores que dão aulas no Ensino Fundamental I, com 1 troféu e 1 notebook, além das escolas onde os professores vencedores atuam.

Realizado em conjunto com as secretarias municipais de educação dos seis municípios, Caminhos para a Cidadania promove a formação continuada do professor do 1º ao 5º ano por meio de cursos online, materiais digitais e estratégias pedagógicas pautadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que abordam temas como cidadania, diversidade, educação financeira, segurança no trânsito, preservação do meio ambiente e saúde mental, promovendo qualificação de educadores para melhorar a qualidade do ensino. No site www.caminhosparaacidadania.com.br, professores e alunos encontram sugestões de atividades, livros, filmes, séries, jogos, lições de autoconhecimento, entre outros recursos.

Em 2020, pela CCR ViaLagos, o programa atendeu mais de 2.500 professores e 30 mil alunos.

O concurso terá duas categorias para escolher: 1) Fomento ao protagonismo do aluno 2) Desenvolvimento de competências socioemocionais. É possível inscrever até dois cases por categoria, gratuitamente. A ação é focada no Ensino Fundamental I. Os desafios propostos estão respaldados pela BNCC.

“Nosso objetivo é identificar, valorizar e divulgar experiências educativas transformadoras. O Caminhos para a Cidadania quer apoiar e também descobrir e incentivar novas alternativas para a realidade complexa do ensino no Brasil”, destaca Ariane Teles, responsável pelo programa, coordenado pelo Instituto CCR.

Os demais detalhes de inscrição estão disponíveis neste link. Os participantes podem conferir uma FAQ com “Perguntas e Respostas” sobre a iniciativa. Além disso, duas lives, hoje e amanhã (21), às 17h, abordarão o regulamento e outros detalhes do concurso por transmissão via zoom. O anúncio dos vencedores será no segundo semestre.