terça, 23 de abril de 2024
terça, 23 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
CENA INUSITADA

Cavalo passeia na praia do Peró, fechada aos banhistas

A infração, que não foi reprimida por fiscais municipais e estaduais, foi motivo de protestos de moradores

28 março 2021 - 18h19Por Redação

O acesso de banhistas foi proibido por cada da parada emergencial, mas homens a cavalo cavalgaram sem problemas, no sábado e no domingo, na Praia do Peró, em áreas protegidas pelo Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) e Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil, em Cabo Frio. A infração, que não foi reprimida por fiscais municipais e estaduais, foi motivo de protestos de moradores que não puderam ter acesso à praia até mesmo para caminhar.

O acesso de cavalos na praia é um problema antigo enfrentado pelos frequentadores da Praia do Peró. Eles chegam à orla através das dunas, passando pela estrada de terra batida que fica em frente ao Condomínio dos Pássaros. O problema se agravou depois que Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM Costa do Sol) deixou de policiar a região.

No sábado e no domingo, moradores e ambientalistas pediram ajuda em vão ao Disque-Denúncia Ambiental (Linha Verde), que só atende de segunda a sexta-feira. Os guarda-parques do INEA há muito não são vistos no Peró.

- Parece até cavalgada. As pessoas passaram o sábado e domingo infringindo a lei, passeando de cavalo na Praia do Peró. E a mil por hora – lamentou o comerciante Mauro Serxo, que postou um vídeo mostrando a cavalgada.

Um dos responsáveis pelo projeto de criação do Parque da Costa do Sol, o biólogo Paulo Bidegain disse que o Inea até hoje não fez as parcerias necessárias para gestão da unidade de conservação, inclusive na área de fiscalização:

- Falta o Inea cumprir o que está no decreto de criação do parque. As parcerias com o município, com a Polícia Militar e com entidades de turismo são fundamentais para a boa gestão do Parque da Costa do Sol. Com fiscalização eficiente, os infratores se afastam – afirmou Bidegain.