Assine Já
domingo, 11 de abril de 2021
Região dos Lagos
30ºmax
19ºmin
Tropical
Tropical mobile
TEMPO REAL Confirmados: 32434 Óbitos: 1183
Confirmados Óbitos
Araruama 8059 252
Armação dos Búzios 4018 49
Arraial do Cabo 1143 56
Cabo Frio 8778 419
Iguaba Grande 3162 76
São Pedro da Aldeia 4462 178
Saquarema 2812 153
Últimas notícias sobre a COVID-19
CENA INUSITADA

Cavalo passeia na praia do Peró, fechada aos banhistas

A infração, que não foi reprimida por fiscais municipais e estaduais, foi motivo de protestos de moradores

28 março 2021 - 18h19Por Redação

O acesso de banhistas foi proibido por cada da parada emergencial, mas homens a cavalo cavalgaram sem problemas, no sábado e no domingo, na Praia do Peró, em áreas protegidas pelo Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) e Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil, em Cabo Frio. A infração, que não foi reprimida por fiscais municipais e estaduais, foi motivo de protestos de moradores que não puderam ter acesso à praia até mesmo para caminhar.

O acesso de cavalos na praia é um problema antigo enfrentado pelos frequentadores da Praia do Peró. Eles chegam à orla através das dunas, passando pela estrada de terra batida que fica em frente ao Condomínio dos Pássaros. O problema se agravou depois que Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM Costa do Sol) deixou de policiar a região.

No sábado e no domingo, moradores e ambientalistas pediram ajuda em vão ao Disque-Denúncia Ambiental (Linha Verde), que só atende de segunda a sexta-feira. Os guarda-parques do INEA há muito não são vistos no Peró.

- Parece até cavalgada. As pessoas passaram o sábado e domingo infringindo a lei, passeando de cavalo na Praia do Peró. E a mil por hora – lamentou o comerciante Mauro Serxo, que postou um vídeo mostrando a cavalgada.

Um dos responsáveis pelo projeto de criação do Parque da Costa do Sol, o biólogo Paulo Bidegain disse que o Inea até hoje não fez as parcerias necessárias para gestão da unidade de conservação, inclusive na área de fiscalização:

- Falta o Inea cumprir o que está no decreto de criação do parque. As parcerias com o município, com a Polícia Militar e com entidades de turismo são fundamentais para a boa gestão do Parque da Costa do Sol. Com fiscalização eficiente, os infratores se afastam – afirmou Bidegain.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.