Assine Já
quarta, 08 de dezembro de 2021
Região dos Lagos
24ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 53859 Óbitos: 2198
Confirmados Óbitos
Araruama 12575 449
Armação dos Búzios 6589 73
Arraial do Cabo 1755 93
Cabo Frio 15647 903
Iguaba Grande 5581 147
São Pedro da Aldeia 7057 290
Saquarema 4655 243
Últimas notícias sobre a COVID-19
Educação

Casa do Educador inicia a capacitação de primeiros socorros para profissionais da educação

​O objetivo é preparar os profissionais para as intercorrências do dia a dia das escolas e capacitá-los a lidar com a primeira abordagem em situações emergenciais

08 agosto 2019 - 17h39Por Redação I Foto: divulgação
Casa do Educador inicia a capacitação de primeiros socorros para profissionais da educação

Começou hoje (8) o cronograma de capacitação básica em primeiros-socorros para profissionais da rede pública escolar em Arraial do Cabo. O curso é ministrado pelo professor formador e coordenador da área de Educação Física da Casa do Educador, Guilherme dos Santos, terá a carga horária de 6 horas e será dividido em dois módulos. A primeira turma a receber a qualificação inclui professores de educação física e inspetores escolares.

O objetivo é preparar os profissionais para as intercorrências simples do dia a dia das escolas e capacitá-los a lidar com a primeira abordagem em situações emergenciais. Além disso, a iniciativa da Secretaria de Educação também vem para adequar o município à lei 13.722 de 2018, chamada Lei Lucas, que determina que escolas públicas e privadas da educação devem capacitar os funcionários para prestarem essa assistência. A lei foi criada após o aluno Lucas Begalli Zamora, de apenas 10 anos, ter morrido após engasgar com um pedaço de cachorro-quente em um passeio escolar, em setembro de 2017, em Campinas (SP).

"Dentro do Conselho Regional de Educação Física isso já é trabalhado há um tempo, e a Casa do Educador sentiu a necessidade de implantarmos esse curso no município voltado para o ambiente escolar, preparar o profissional emocionalmente e também com as noções técnicas básicas para situações emergenciais", comentou Guilherme. 

A Coordenadora da Casa do Educador, Rosana Vidal, também reforça a importância dessa iniciativa. "Nossa preocupação é a formação integral do profissional do município. O curso proporciona segurança no agir em situações que exigem rapidez e tomada de decisões, enquanto a ajuda especializada não chega. E também ajuda esse profissional a prevenir acidentes, tornando o ambiente mais seguro", completa Rosana.