Assine Já
quarta, 27 de outubro de 2021
Região dos Lagos
24ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52450 Óbitos: 2151
Confirmados Óbitos
Araruama 12382 441
Armação dos Búzios 6530 73
Arraial do Cabo 1736 93
Cabo Frio 14792 880
Iguaba Grande 5486 140
São Pedro da Aldeia 6993 289
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
“EU VOS DECLARO...”

Cartório de Cabo Frio realiza casamentos drive-thru durante pandemia

Juíza de paz garante que emoção é a mesma de cerimônia tradicional: “o amor tudo vence”

10 junho 2020 - 19h38Por Rodrigo Branco

Imagina preparar toda a papelada para concretizar oficialmente o sonho de uma vida a dois e, no meio disso, aparece uma pandemia. Motivo para desistir? De modo algum, no que depender de uma inovação do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, que fica no Braga, em Cabo Frio: o casamento drive-thru. 

A modalidade, assim como o casamento on-line, foi autorizada por meio de um provimento da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), de abril deste ano. Segundo a juíza de paz Juliana Franklin, a medida foi adotada para garantir a segurança dos noivos, das testemunhas e da equipe do cartório envolvida nas cerimônias.

De acordo com a juíza, muitos casais preferem o modelo drive-thru por não disporem da estrutura necessária para uma cerimônia por videoconferência. 

– Resolvemos adotar o casamento drive-thru como uma possibilidade mais eficiente desse serviço público e pensando nos noivinhos que, por vezes, possam não possuir uma internet de qualidade ou os aparatos que o casamento on-line requer. É rápido, prático, eficiente e, mais do que isso, acessível – argumenta. 

Juíza Juliana Franklin: "É rápido, prático e acessível"

Todos os envolvidos na cerimônia usam máscaras e mantém o distanciamento mínimo necessário para evitar a propagação do novo coronavírus. Mas é apenas no formato que o ‘casamento sobre rodas’ se difere do tradicional. A emoção e apreensão dos noivos e a troca de alianças seguem o roteiro de uma boda tradicional.

A juíza faz questão de registrar os momentos em uma página no Instagram (@Juliana_juizadepaz). Segundo ela, a experiência é ‘inigualável’ e nem mesmo o clima de incerteza e distanciamento social impostos pela pandemia são capazes de abalar a felicidade dos noivos.

– O dia do casamento sempre é um dia muito apreensivo para os noivos, testemunhas e familiares.  Pelo contrário, inicio a celebração dos casamentos pela frase: "o amor tudo vence, e vocês são um resultado dessa vitória". Com isso, procuro transmitir amor, seriedade e tranquilidade para que tudo seja perfeito. Até porque cada história é importante pra mim como instrumento realizador dessa união – concluiu.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.