sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
21°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Carnaval de muitas ocorrências na Região dos Lagos

Balanço da PM indica 4 mortes e 28 prisões; duas pessoas morreram nas estradas

08 março 2019 - 10h19

O Carnaval deste ano foi de muitas ocorrências na Região dos Lagos. O 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM) registrou quatro mortes, sendo uma delas em confronto com policiais. O balanço da PM também registrou 28 prisões.

Os dados fornecidos pela PM informam que quatro veículos foram recuperados de roubos ou furtos e 3.326 cápsulas de cocaína foram apreendidas. Já nas operações de fiscalização foram 59 motos e 38 carros em situação irregular removidos de circulação e 82 equipamentos de som (caixas e carrinhos) apreendidos.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, os locais de maior concentração na região foram no centro de Cabo Frio, com cerca de 300 mil foliões participando dos blocos, e em Araruama, que chegou a reunir 280 mil foliões nos blocos.

Em Cabo Frio, segundo a Prefeitura, foram 500 mil turistas passando o Carnaval na cidade. O número é cerca de 25% menor do que a previsão inicial (700 mil pessoas). Segundo a Associação de Hotéis da cidade, a taxa de ocupação da rede hoteleira (que estava em 85% uma semana antes da festa, com expectativa de chegar a 95%) ficou em 75% durante os dias de folia, com picos de 90% no sábado (2), domingo (3) e segunda (4).  

Com tantos visitantes na cidade, quase 3 mil toneladas de lixo foram recolhidas por funcionários da Comsercaf. O trabalho de limpeza foi realizado por cerca de 1 mil funcionários. Também houve aumento na coleta de lixo hospitalar. Aproximadamente 1 tonelada de resíduos foi retirada diariamente dos hospitais e clínicas locais, quantidade 20% maior do que na baixa temporada.

Ao todo, foram realizados aproximadamente 16 mil atendimentos nas unidades de Saúde. Na UPA do Parque Burle, foram registrados 9.500 atendimentos de sexta-feira (1º) até a terça-feira (5). Já na UPA  de Tamoios, houve média  de 1.500 atendimentos por dia.

Os agentes da Guarda Civil Municipal encaminharam 55 veículos para o depósito municipal. Também levaram para a delegacia 42 flanelinhas por exercício ilegal da profissão. Os agentes da Fiscalização de Posturas apreenderam 74 equipamentos de som.

Em Búzios, onde os shows que estavam programados acabaram sendo cancelados por falta de licenças dos órgãos competentes, cerca de 200 mil turistas se divertiram nos blocos, segundo a Prefeitura. “Apesar de lotada, a cidade de Búzios atravessou um Carnaval tranquilo, sem registro de nenhuma ocorrência grave”, disse a Prefeitura, que não forneceu números da coleta de lixo e do atendimento nas unidades de saúde.

No balanço parcial divulgado ontem, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia informou que foram coletadas cerca de 400 toneladas de lixo em cinco dias. Sobre os atendimentos de saúde, a Prefeitura não informou um balanço de todas as unidades, mas forneceu os dados referentes à tenda da saúde montada no centro, na área dos blocos. No local foram realizadas aferições de pressão arterial e pequenas medicações. Seis pessoas tiveram que ser encaminhadas para unidades de saúde.

Já em Arraial do Cabo foram cerca de 1200 atendimentos no Hospital Geral de sexta (1º) a terça-feira (5). As maiores demandas foram devido a hipertensão, diabetes, lesões corto contusas, infartos, acidentes em vias públicas e problemas decorrentes da ingestão de bebidas alcoólicas. O movimento no hospital registrou cerca de 400 atendimentos por dia de domingo à terça-feira.

Na tenda da saúde montada na Praia dos Anjos foram 80 atendimentos de emergência. Já na tenda da Cruz Vermelha, que atuou em parceria com a Secretaria de Saúde, na Praia Grande, foram 40 atendimentos. Casos mais complexos foram encaminhados de ambulância ao hospital. As tendas funcionaram de sábado a terça e auxiliaram a reduzir a demanda do hospital, prestando os primeiros socorros.

A Prefeitura de Arraial do Cabo também divulgou o balanço da Guarda Municipal.  Ao todo foram 311 multas, 67 veículos apreendidos, 42 ocorrências de som alto e 32 caixas de som apreendidas. O Corpo de Salvamento Marítimo registrou um total de 357 ocorrências. Ao todo, foram 249 afogamentos, sendo 125 deles em Figueira, 41 crianças perdidas, e 67 ocorrências menores como machucados e queimaduras de água viva, entre outras. 

O Projeto Resgata, realizado pela Guarda Mirim, distribuiu 746 pulseiras de identificação para os responsáveis de crianças nas praias. Foram 240 distribuídas  na Praia Grande, 240 na Prainha, 109 no Pórtico e 157 na Praia dos Anjos.

Via Lagos registrou duas mortes

Cerca de 278 mil veículos transitaram entre a última  quinta e anteontem na Vialagos. A concessionária CCR, que administra a rodovia, mantém o esquema especial de atendimento até a próxima segunda. Entre quinta passada e a quarta-feira de cinzas foram registrados, na Via Lagos, 548 atendimentos mecânicos. No mesmo período foram registrados 17 acidentes, sendo oito com vítimas e nove sem vítimas. O único fatal foi na sexta-feira (1º), quando um ciclista e um motociclista morreram após colisão.