Cerca de 40 mil pessoas passaram o carnaval em Iguaba Grande. O número é superior ao registrado no carnaval de 2024. Já o resultado foi dentro do esperado: segundo a presidente do Conselho Comunitário de Segurança (CCS), Zane Machado, tanto o balanço da 7ª Companhia da Polícia Militar quanto da 129ª DP revelam que os cinco dias de festa foram de tranquilidade, sem nenhum registro de violência.
– Mesmo com um número expressivo de visitantes, conseguimos manter o padrão de segurança que já é marca registrada do carnaval de Iguaba Grande. Foi uma festa organizada, alegre e segura para toda a família, sem ocorrências de violência. Isso mostra o sucesso do planejamento e o compromisso de todas as forças de segurança envolvidas – destacou Zane Machado.
No último dia 25, durante reunião mensal do CCS, representantes da PM, Civil e Guarda Municipal, já haviam antecipado a expectativa para um carnaval mais seguro em Iguaba Grande, a exemplo dos dois últimos anos. Segundo eles, todo o planejamento foi feito para um público estimado em cerca de 50 mil pessoas.
– Normalmente, Iguaba Grande conta com um efetivo de 40 policiais militares, mas, durante o carnaval, esse número subiu para 200. Além disso, a Secretaria de Segurança da cidade reforçou a equipe da Guarda Municipal, que atuou com 240 servidores, contando ainda com o apoio de 20 policiais reformados e guardas ambientais. Todo esse esforço se reflete nos resultados: Iguaba Grande é, sem dúvidas, a cidade mais segura do Estado do Rio de Janeiro. As estatísticas comprovam isso, e os últimos carnavais são exemplos claros, sem nenhum registro de violência – afirmou a presidente do CCS.
Além do reforço no número de policiais e guardas municipais, Zane lembra que a Prefeitura também adotou medidas de prevenção, com abordagens nas áreas de acesso aos principais pontos da festa (como Praça da Estação e Praça Edyla Pinheiro). O objetivo, segundo a presidente do CCS, era o de inibir quem estivesse com segunda intenções.
– Também tivemos o apoio muito importante das câmeras de reconhecimento facial que estão instaladas em vários pontos da cidade, reforçando o monitoramento e a segurança para a população e visitantes. E todo esse trabalho em conjunto, mais uma vez, trouxe resultados muito positivos para nossa cidade - afirmou Zane Machado.