Assine Já
segunda, 25 de outubro de 2021
Região dos Lagos
22ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
MEIO AMBIENTE

Carcaça de baleia de 20 toneladas aparece na Praia de Geribá, em Búzios

Jubarte se encontra em estado de decomposição; Fiocruz determinará causa da morte

31 outubro 2020 - 17h08Por Redação

A carcaça de uma jubarte apareceu na Praia de Geribá, em Búzios, na tarde deste sábado (31). Segundo a Folha apurou, a baleia vinha sendo monitorada, no mar, pelas autoridades ambientais buzianas e também de Cabo Frio. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Savino, o animal pesa entre 15 e 20 toneladas e sua carcaça se encontra em estado de decomposição.

Por conta das condicionantes de licenciamento ambiental da Petrobras, a secretaria entrou em contato com os técnicos da CTA Meio Ambiente, empresa contratada pela estatal petrolífera para acompanhar os animais marinhos que surgem no litoral. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também foi chamado.

Uma parte do material da jubarte será retirada para envio à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que analisará a amostra para determinar a causa da morte do animal. A área foi isolada, mas curiosos estão no local para acompanhar os trabalhos. Pelo estado da carcaça, Savino descartou o transporte e disse que ela deverá ser enterrada na própria praia para minimizar os impactos ambientais naquela região.

– A gente não tem muito recurso, ela está em estado de decomposição, a qualquer momento ela pode até explodir. Transportá-la vai ser um fator muito complicado. Pretendemos enterrá-la na própria praia. Estamos num a área que não tem vegetação de restinga, somente areia. Vamos fazer uma cova mais profunda para tentar minimizar o problema – explicou o secretário.

No último sábado (23), outra carcaça de baleia, essa da espécie ‘de bryde’, encalhou em uma praia da região, na região do condomínio Orla 500, em Unamar, no Segundo Distrito de Cabo Frio.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.