Assine Já
domingo, 24 de outubro de 2021
Região dos Lagos
27ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
SOLIDARIEDADE

‘Campanha do Sabão’ leva kits de higiene e limpeza para comunidades carentes de Cabo Frio

Idealizadora do projeto diz que meta inicial já foi batida e planeja ampliar número de famílias assistidas

28 março 2020 - 21h59Por Rodrigo Branco

A lógica da prevenção em meio a uma epidemia como a do novo coronavírus é cruel, pois impõe afastamento, inclusive de familiares e amigos. Mas é justamente num momento como esse que determinadas ações de solidariedade unem muito mais as pessoas do que se pode supor pela classe social e pela localização geográfica. Penalizada com a situação de insalubridade de um bairro carente de São Gonçalo, exposta em uma reportagem de TV, a dentista Andressa Otranto resolveu mobilizar um grupo de amigos pelo WhatsApp para colaborar com a melhoria das condições de higiene de moradores de comunidades cabofrienses, condição indispensável para se preservar da contaminação pelo Covid-19.

A articulação resultou na criação da ‘Campanha do Sabão’, que já fez a entrega de 650 kits com itens de higiene pessoal e limpeza em vários locais da cidade. A meta inicial da campanha era doar 500 kits, sendo 100 entregues no Manoel Corrêa, na Boca do Mato; no Jacaré; na Estradinha e no Jardim Esperança. A iniciativa se alastrou e chegou também ao Buraco do Boi; Morubá e Alecrim, onde foram entregues 50 kits cada.

Cada sacola contém quatro sabonetes, quatro detergentes e uma caixa de 1 kg de sabão de pó. Os kits são montados por um supermercado que vende os vende para o grupo a R$ 15,90 por unidade. Para distribuição, o grupo se articulou com as lideranças comunitárias para garantir que os produtos chegassem às casas das pessoas que mais precisam.

Kits também foram entregues na Boca do Mato

Andressa diz que o grupo quer ampliar o trabalho a atender a um maior número de pessoas e, para isso, disponibiliza uma conta para receber as doações. Posteriormente, os gastos são divulgados em uma prestação de contas. A situação de isolamento social e de restrição de circulação por causa da prevenção ao Covid-19 dificultou a repetição do formato de outras campanhas, em que os itens dos kits são doados diretamente. Isso não desestimula o trabalho e a nova meta de entrega de kits é audaciosa, mediante a grande procura de outros bairros.

– Tem outras comunidades pedindo, como São Jacinto, Itajuru, e aquele pessoal que mora no Lido, vive basicamente de praia e está sem renda. Cada hora chegam mais pedidos. A gente está batalhando para ver se consegue mais kits para mandar para essas comunidades. Vamos ver se a gente alcança mil kits e consegue fazer mais entregas – vislumbra.


Logo da campanha deixa clara a importância de lavar as mãos como prevenção ao vírus

Andressa afirma que a ação não está ligada diretamente a qualquer igreja, embora conte com o apoio de algumas delas para a distribuição dos produtos.

– Não tem articulação com nenhuma religião. Hoje entregamos na Igreja Católica do Jardim para distribuir, mas o padre garantiu que a distribuição não terá nada a ver com a religião, inclusive me disse que 60% dos assistidos pela igreja não são católicos. Os kits do Buraco do Boi foram entregues no Centro Espírita Amor e Caridade, mas também sem dar uma destinação religiosa. Na Boca do Mato, a pessoa que ajudou é evangélica. Nossa intenção é ajudar a quem precisa. E isso não tem nada a ver com qual religião a pessoa segue – explica.

Os interessados em ajudar devem depositar em nome de Andressa Otranto de Britto Teixeira

CPF: 068.910.657-20

Banco do Brasil

Agência: 0150 dígito 3

CC: 65031-5

Para entrar em contato basta procurar por Andressa Otranto pelo Facebook ou pelo Instagram

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.