Assine Já
domingo, 16 de maio de 2021
Região dos Lagos
25ºmax
15ºmin
Alerj
Alerj
TEMPO REAL Confirmados: 38271 Óbitos: 1463
Confirmados Óbitos
Araruama 9632 300
Armação dos Búzios 4705 57
Arraial do Cabo 1332 69
Cabo Frio 10222 542
Iguaba Grande 3800 93
São Pedro da Aldeia 5306 227
Saquarema 3274 175
Últimas notícias sobre a COVID-19
MEDIDAS DE COMBATE

Câmara de Arraial anuncia devolução de R$ 60 mil para combate ao coronavírus na cidade

Em sessão extraordinária, Legislativo cabista também aprovou redução de salário do prefeito

13 abril 2020 - 17h34Por Redação

Os vereadores da Câmara Municipal de Arraial do Cabo se reuniram na manhã desta segunda-feira (13), para uma sessão extraordinária, a fim de discutir medidas que visem a combater o avanço da Covid-19 na cidade cabista. A plenária contou com a presença de todos os parlamentares, que aprovaram por unanimidade o projeto de Lei nº 017/2020 proposto pelo presidente da casa, Thiago Felix, e que recomenda a devolução emergencial e antecipada no valor de R$60 mil reais ao poder Executivo.

A ideia é reverter parte do orçamento do Legislativo em prol de insumos necessários para conter a doença, como por exemplo, a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), testes para detectar a presença ou não do vírus, respiradores, entre outras questões pertinentes à Covid-19.

“Entendemos a gravidade do momento, e, portanto, nada mais justo que unirmos nossas forças por meios legais para contribuir na luta contra esse vírus. A Câmara tem um papel fundamental de agir visando o bem da população, devolver esse valor integral e antecipadamente foi uma maneira que encontramos de colaborar. Estamos atentos a tudo que acontece e o que estiver ao nosso alcance não hesitaremos em realizar”, afirmou o presidente.

Foi aprovado ainda, o decreto do prefeito Renatinho Vianna que reduz em 25% os salários do prefeito e vice-prefeito, e respectivos secretários do município, no período de crise devido à pandemia. Outras sugestões foram levantadas pelos vereadores, mas por enquanto, ficarão em análise para avaliar a viabilidade das mesmas. O presidente citou também, que esteve em conversa com Anderson Wilnes Simas Pereira, presidente do núcleo da Região dos Lagos e membro da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro. 

“O doutor Anderson é um exímio profissional da saúde e um cabista apaixonado pela cidade, se pôs à disposição para orientar o Legislativo nesse momento no intuito de criarmos uma comissão de saúde que reúna representantes de diversos setores, bem como, a própria Secretaria Municipal de Saúde, o poder Legislativo, comerciantes, sociedade civil, e outros, de cunho apartidário para pensar ações que possam auxiliar efetivamente o enfrentamento ao Covid-19”, comentou Thiago Felix.

“Nosso objetivo é formar uma equipe especial para direcionar medidas assertivas nesse combate. Sabemos que um dos maiores problemas no Brasil e que reflete na nossa cidade é a falta de equipamentos adequados aos profissionais da linha frente, que compõe o quadro de Saúde, e também é claro, a própria população. São muitos gargalos a serem enfrentados, mas juntos é possível sairmos dessa situação sem maiores danos”, disse Simas Pereira.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.