Assine Já
terça, 27 de julho de 2021
Região dos Lagos
27ºmax
15ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 46056 Óbitos: 1864
Confirmados Óbitos
Araruama 11325 353
Armação dos Búzios 5456 57
Arraial do Cabo 1564 87
Cabo Frio 12562 754
Iguaba Grande 4756 114
São Pedro da Aldeia 6144 273
Saquarema 4249 226
Últimas notícias sobre a COVID-19
Cabo Frio

​Cabo Frio vai receber equipamentos e capacitação contra vazamento de óleo da Petrobras

Termo assinado vale, também, para Arraial do Cabo e Búzios

12 agosto 2019 - 15h00Por Redação I Foto: divulgação
​Cabo Frio vai receber equipamentos e capacitação contra vazamento de óleo da Petrobras

A cidade de Cabo Frio vai receber todos os equipamentos necessários para a contenção de vazamentos de óleo, além de capacitação para agentes efetivos da Guarda Marítima e Ambiental, Defesa Civil e pescadores, para pronta resposta em casos de vazamento de óleo. Os equipamentos a serem doados pela Petrobras são redes de contenção de manchas de óleo, equipamentos para a retirada do óleo da água e da areia e embarcações de alumínio para auxiliar no monitoramento.

A doação dos equipamentos foi confirmada no fim da tarde desta sexta-feira (9) em reunião na secretaria de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, em que estiveram presentes os secretários de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mario Flavio Moreira, de Arraial do Cabo, Arildo Mendes, de Búzios, Fernando Savino Lagoa e do representante da Petrobrás, Rubinei Rodrigues.

A doação dos equipamentos e a realização da capacitação, marcada para os dias 22, 23 e 24 de setembro, em Macaé.  Ficou acertado que, além da capacitação, cada município receberá uma embarcação de cinco metros de comprimento, com capacidade para cinco pessoas e motor de popa de 50 HPs.

A doação ainda é reflexo do último vazamento grave, ocorrido em abril deste ano no Campo de Marlim Leste, que atingiu a costa dos três municípios – Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo – e que levou o Ministério Público Federal a tomar a dianteira na apuração dos fatos.

“Como já havíamos decidido em reunião anterior, apresentamos a proposta dos equipamentos e da capacitação à Petrobras e, agora, isso virou realidade. Será um grande avanço para Cabo Frio, principalmente porque estaremos recebendo esses equipamentos muito em breve e poderemos ter pessoas capacitadas para dar uma pronta resposta a qualquer caso de vazamento que atinja nossa costa”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.