sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
'CANETADOS'

Cabo Frio soma mais de 700 ocorrências por descumprimento dos decretos de isolamento

Maio é o mês com maior incidência de notificações e multas, com 193 e 33, respectivamente

21 junho 2020 - 11h38Por Redação
Aos leitores - A imagem que ilustrava esta reportagem foi excluída em atendimento à solicitação do restaurante José Mar Restaurante Ltda. A fotografia fora encaminhada à imprensa através da assessoria de comunicação da Prefeitura de Cabo Frio, cuja secretaria de Ordem Pública realizou as operações citadas na reportagem. A redação do jornal cortou a placa de identificação do estabelecimento em sua postagem. Ainda assim, o jornal decidiu retirar a imagem do site após justificativa do estabelecimento de que "não se encontra descumprindo as normas editadas pelo Município de Cabo Frio conforme subentendido na notícia" e que "nunca foi notificado ou multado".

 

A Secretaria de Ordem Pública de Cabo Frio contabiliza 706 ocorrências por descumprimento aos decretos municipais de combate e prevenção à pandemia da Covid-19. As medidas começaram a ser adotadas no município em 13 de março e, desde então, as equipes emitiram 636 notificações e 70 multas. Maio é o mês com maior incidência, sendo 193 e 33, respectivamente.
 
De acordo com levantamento da Secretaria de Ordem Pública, a partir da implantação, em maio, da Zona Laranja, que prevê a reabertura gradual da economia por meio de diretrizes do Plano de Controle e Ação (PCA) e do Índice Geral de Controle (IGC), as principais ocorrências foram distanciamento de mesas, suspensão de permissionários e atendimento ao público.
 
As áreas de maior incidência foram Centro, na Avenida do Contorno, Praça da Cidadania e Rua Jonas Garcia; Jardim Flamboyant, na altura da Praça da Rodoviária; Palmeiras, nas Ruas Irmã Josefina da Veiga e Porto Alegre; Parque Burle, na Rua Los Angeles; São Cristóvão, na praça de mesmo nome; na Passagem, na altura da Avenida Assunção, e na Praia do Forte, incluindo Dunas e Canto do Forte.
 
O relaxamento nas medidas ocorre por zona cromática e o município adota iniciativas da Zona Laranja em caráter experimental pelo prazo de 14 dias a contar da data da publicação do decreto, conforme acordado com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e segundo diretrizes do PCA e do IGC. Importante ressaltar que a classificação da cidade em áreas por cor é atualizada diariamente pelo Gabinete de Gestão de Crise de acordo com a evolução da pandemia. Nesta sexta (20), foi mantida a Zona Laranja e as regras de funcionamento do comércio que vigoraram nos últimos 14 dias.
 
Desta forma, estão mantidos o uso obrigatório de máscaras ao sair de casa, exceto para pessoas que sofrem de patologias respiratórias e àquelas pessoas com deficiência. Mas é necessário que apresentem documento médico que ateste o risco ou inadaptação às máscaras nos casos especificados; e o serviço de barreira sanitária.