sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Cabo Frio se despede do ex-vereador Osmar Sampaio

Empresário foi presidente da Associação Comercial e fundador do PDT na cidade

25 outubro 2019 - 21h09
Cabo Frio se despede do ex-vereador Osmar Sampaio
A cidade de Cabo Frio despediu-se ontem do empresário Osmar Sampaio, de 75 anos, que não resistiu às complicações de um acidente vascular cerebral sofrido na noite desta quinta-feira. Osmar completaria 76 anos no próximo dia 2 de novembro. Amigos, familiares e figuras públicas estiveram no Cemitério Santa Izabel, no Portinho, para uma última homenagem ao homem que transitou com desenvoltura tanto no círculo empresarial como no político.
Osmar foi vereador por três mandatos, entre 1989 e 2000, período que perpassou o mandato de três prefeitos: Ivo Saldanha (1989-1992); Zé Bonifácio (1993-1996) e Alair Corrêa (1997-2000). No governo de Bonifácio, foi secretário de diversas pastas, mas também um conselheiro político. Zé falou com admiração pelo antigo colega.  
– Sob o aspecto pessoal, perdi um amigo dileto, em quem confiava muito. Ele era sempre muito franco, um conselheiro que ouvíamos nos momentos de maior dificuldade. Cabo Frio perde uma pessoa que honrou a política com seu trabalho e sua dedicação à coisa pública, como é raro de se ver. Serve de exemplo para todos nós, desde os mais antigos até os jovens que estão entrando agora na política – ressaltou o político, contemporâneo de Osmar. 
Nascido em São Pedro da Aldeia, o empresário construiu a carreira em Cabo Frio, onde foi um dos fundadores do diretório municipal do PDT. Uma das lideranças da legenda na região, Janio Mendes estava abatido. Ele falou com admiração sobre o amigo e correligionário.
– Osmar foi um servidor público por excelência. Amou a vida pública como poucos. Cabo Frio tem muito a agradecer a ele pelo seu empenho e zelo com a coisa pública – frisou.
Ainda na vida pública, Osmar Sampaio foi presidente da Associação Comercial, Industrial e Turística (Acia). Com forte atuação no segmento, teve sociedade com o também empresário Gilberto Vieira, em uma loja de móveis. Filho de Gilberto, o contador Fernando Vieira da Cunha falou com bastante carinho de Osmar.
– Conhecia o Osmar desde sempre, por ter sido sócio do meu pai. Tinha com ele uma relação de família, como se fosse um tio. Ele teve uma grande importância na área do comércio, foi presidente da Acia. Também teve grande importância política, uma relação muito boa com o ex-prefeito Hermes Barcellos. Teve participação fundamental na fundação do PDT em Cabo Frio. Considero ser uma perda muito grande. Era um cara comprometido, apaixonado pela vida pública e cheio de ideias, além de um mediador de conflitos – enumera.
O jornalista Moacir Cabral relembra que Osmar foi um dos grandes incentivadores da Folha dos Lagos, no começo do jornal, em 1990.
Segundo Cabral, o empresário chegou a ceder o escritório para a produção das edições iniciais do periódico. O jornalista prestou uma homenagem ao amigo nas redes sociais.
– Cabo Frio perde um patrimônio de seriedade, respeito aos princípios democráticos e, sobretudo, perdemos a agradável companhia de quem sempre soube reconhecer o amor à nossa terra. Osmar Sampaio é uma saudade de dimensões incalculáveis para todos que tinham nele o exemplo de amor, simplicidade e verdade, mesmo que às vezes com o bom humor chamuscado – postou.
Tanto a Prefeitura de Cabo Frio como a Câmara Municipal renderam homenagens a Osmar. O governo decretou luto de três dias nos órgãos municipais. Por sua vez, o Poder Legislativo emitiu nota de pesar e determinou o hasteamento da bandeira a meio mastro em homenagem ao parlamentar que atuou na Casa durante toda a década de 1990.
Osmar Sampaio deixa a esposa Sandra e duas filhas, a caçula deste último casamento.