Assine Já
domingo, 24 de outubro de 2021
Região dos Lagos
27ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
DOIS REAIS POR HORA

Cabo Frio retoma cobrança de estacionamento rotativo

Veículos emplacados na cidade não pagam a tarifa

06 setembro 2021 - 11h15Por Redação

Desde o último sábado (4), a Prefeitura de Cabo Frio retomou a cobrança de estacionamento rotativo na cidade. O Decreto Municipal Nº 6.648, publicado na edição desta sexta-feira (3) no Diário Oficial N°277, e disponível para consulta no site da Prefeitura, determina a cobrança de R$ 2 pelo período de uma hora de estacionamento contínuo nas vagas rotativas, e de R$ 10 por período único de cinco horas no Estacionamento Vaga Certa, nas praias.

O estacionamento rotativo funciona das 8h à meia-noite, todos os dias da semana. O secretário de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago, destaca que veículos com placa de Cabo Frio não pagarão para estacionar.

“O contrato com a empresa que opera o estacionamento rotativo foi revisto e alguns pontos adequados para que o sistema seja retomado. O regramento continua o mesmo, veículos com placa do município estão isentos da tarifa”, explica o secretário.

A cobrança nas vias onde funcionam o sistema Cabo Frio Rotativo é realizada nos parquímetros, com moedas, cartão de crédito ou débito; pelo 0800 9413444; ou pelo aplicativo Digipare (www.digipare.com.br), que pode ser baixado no celular. Em horário comercial, controladores da Prefeitura, coordenados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, estarão nas vias orientando e fiscalizando o estacionamento.

O secretário de Mobilidade Urbana destaca que, no caso específico de estacionamento rotativo em áreas preponderantemente comerciais, o condutor do veículo tem o prazo de até 10 minutos, a contar do ato de estacionamento, para a emissão do bilhete comprobatório do pagamento da tarifa.

Caso o veículo esteja ocupando uma vaga do Sistema de Estacionamento Rotativo Pago, sem o pagamento da tarifa básica ou com o bilhete de estacionamento vencido, o condutor ou o proprietário deve pagar a tarifa de regularização que corresponde ao valor da tarifa básica acrescida de 100% para cada hora ou fração, calculada de forma retroativa ao momento de apontamento da irregularidade.

Ultrapassado o prazo previsto, o condutor ou proprietário do veículo terá até às 23:59 horas do dia seguinte à data da emissão da notificação para se regularizar, com o pagamento da Tarifa de Notificação, que corresponderá a 20 vezes o valor da tarifa básica. Vencido o prazo para a regularização, através do pagamento da Tarifa de Notificação, o fato será considerado infração por estacionamento em desacordo às sinalizações de trânsito, cabendo à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana aplicar as penalidades previstas na legislação vigente.

“Cinquenta por cento do valor arrecadado com o estacionamento rotativo serão revertidos para o Fundo Municipal de Transportes, os outros 50% serão destinados para a conta do Tesouro Municipal”, finaliza Buitrago.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.