Assine Já
quarta, 27 de outubro de 2021
Região dos Lagos
24ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52450 Óbitos: 2151
Confirmados Óbitos
Araruama 12382 441
Armação dos Búzios 6530 73
Arraial do Cabo 1736 93
Cabo Frio 14792 880
Iguaba Grande 5486 140
São Pedro da Aldeia 6993 289
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
MEIO AMBIENTE

Cabo Frio recupera corredor de ipomeias na Praia do Peró

Espécie fixadora de restinga tem função de impedir que vento leve areia para o asfalto

25 junho 2021 - 11h30Por Redação

O corredor de ipomeas (plantas fixadoras de restinga) começou a ser restaurado, nesta quarta-feira (23), por agentes da Comsercaf com supervisão de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio. O manejo do corredor, no trecho de 500 metros certificado com Bandeira Azul (selo internacional de qualidade), começou após reunião do secretário-adjunto de Meio Ambiente, Mário Flávio de Oliveira, com os proprietários de quiosques da orla do Peró.

De grande importância ambiental, as ipomeas têm a função de impedir que a areia seja levada para o asfalto pelo vento. O avanço do mar e a falta de limpeza diminuiu o espaço para os banhistas em alguns trechos da área certificada, a mais procurada na Praia do Peró. Mário Flávio pediu apoio aos quiosqueiros para a manutenção dos pomares:

– As ilhas de ipomeas formam ilhas de frescor ao longo da praia, impedem a areia de chegar ao asfalto e dão um saudável aspecto paisagístico na praia. Pedimos aos quiosqueiros para ajudar na manutenção e também nos ajudar a evitar o pisoteio dos pomares – disse Mário Flávio.

O primeiro pomar de ipomeas, em frente ao Hotel Paradiso, foi plantado por integrantes do movimento Ondas do Peró, coordenado pelo surfista Marcelo Valete, com apoio dos Amigos do Peró. A prefeitura aprovou o projeto e o expandiu ao longo da praia, formando um longo corredor verde junto aos quiosques. No encontro de quarta-feira, Mário Flávio também pediu ajuda dos quiosqueiros para ajudar na manutenção dos jardins no calçadão da orla, que precisam de revitalização.

Prolagos

A concessionária Prolagos vai instalar caixas de gorduras nos quiosques da orla do Peró e fazer o jateamento das galerias de esgotamento sanitário, que estão com crostas de gordura. A promessa foi feita pelo presidente da empresa, Pedro Freitas, num encontro, na quarta-feira, no gabinete do deputado Luiz Martins (PDT), na Assembleia Legislativa. Veranista no Peró desde 1998, o parlamentar foi procurado por moradores para ajudar na luta pelo saneamento básico do Peró.

No encontro com o deputado, Freitas disse que a concessionária depende de autorização da Agência de Energia e Saneamento (Agenersa) e da Prefeitura de Cabo Frio para executar as obras de saneamento que o Peró reclama. O parlamentar disse que vai procurar a Agenersa ainda nesta semana:

– O presidente da concessionária disse que tem um grande projeto de saneamento para Cabo Frio e que o Peró terá prioridade, mas que depende da Agenersa e da Prefeitura de Cabo Frio. Dia 9 vamos participar da reunião do Consórcio Ambiental Lagos-São João, do qual o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, é vice-presidente, para cobrar a execução das obras no Peró – disse Luiz Martins, que agendou para agosto uma reunião da Comissão de Saneamento Básico da Alerj, da qual ele faz parte, para discutir a falta de saneamento no Peró e a questão da cobrança da tarifa de água por estimativa.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.