quarta, 17 de abril de 2024
quarta, 17 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Cabo Frio recebe visita técnica do Ministério do Turismo para melhoria da infraestrutura náutica

Município é um dos oito escolhidos em todo o país para receber o apoio e suporte do Governo Federal

20 março 2023 - 12h32Por Redação
Cabo Frio recebe visita técnica do Ministério do Turismo para melhoria da infraestrutura náutica

Cabo Frio recebeu, nesta sexta-feira (17), a visita técnica do coordenador-geral de Mobilidade e Conectividade Turística do Ministério do Turismo (MTur), Matheus Linhares, para a elaboração de um anteprojeto de ampliação e melhoria da infraestrutura náutica. O município é um dos oito escolhidos em todo o Brasil, e o único do estado do Rio de Janeiro, para fazer parte do Projeto Infraestruturas Náuticas, uma parceria do Ministério do Turismo com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Além do representante do MTur, acompanharam a visita técnica o engenheiro José Francisconi, do Laboratório de Transporte e Logística da UFSC, as secretárias municipais de Turismo, Paula Pinheiro, e de Planejamento, Dhanyelle Garcia, e integrantes da Secretaria de Meio Ambiente, da Mobilidade Urbana, da Guarda Marítima e Ambiental e da Marinha do Brasil.

A primeira parte da inspeção foi feita de barco, pelo Canal Itajuru, no trecho que vai da Boca da Barra até o Boulevard Canal. De volta ao Terminal de Transatlânticos, a segunda etapa foi feita a pé, para observar o tráfego de embarcações e as condições estruturais dos decks e píeres existentes ao longo da orla da Passagem, na Rua Constantino Menelau. Finalizando as atividades na parte da manhã, a comitiva se dirigiu até a Praia do São Bento e a Praia do Siqueira.

O representante do Ministério do Turismo explica que a visita técnica tem o objetivo de visualizar as necessidades do município e conversar com as secretarias envolvidas, para que o projeto contemple os interesses de diversos segmentos envolvidos, como pescadores, turistas e demais interessados.

Segundo ele, entre os fatores para que o município tenha sido escolhido estão a quantidade de embarcações, a infraestrutura náutica existente, as belezas naturais e o trabalho de preservação ambiental.

“A primeira impressão é de que Cabo Frio é um município sensacional, muito bem estruturado, que está pronto para receber as melhorias necessárias para atender a todos os públicos. São oito municípios neste projeto-piloto, e Cabo Frio é um exemplo de atuação para outras cidades do Brasil. Nosso projeto vai contemplar o ordenamento territorial e o aproveitamento racional do espelho d’água”, afirma Matheus Linhares.

Para a secretária de Turismo, Esporte e Lazer de Cabo Frio, Paula Pinheiro, além da possibilidade de incrementar a infraestrutura náutica, o projeto é a oportunidade de buscar soluções para antigos problemas na cidade.

“Não se trata somente do desenvolvimento do turismo náutico, mas também da adoção de novas práticas de navegabilidade. Umas das metas é criar, ao longo do Canal Itajuru, até a Praia do Siqueira, pontos de táxis náuticos para facilitar a mobilidade da população e dos turistas, além de desobstruir o movimento de carros nas ruas. O objetivo é possibilitar, por exemplo, que uma pessoa saia da Passagem ou do Centro para chegar ao shopping por um táxi náutico”, explica ela.