Assine Já
quarta, 24 de fevereiro de 2021
Região dos Lagos
30ºmax
21ºmin
Tropical
Tropical mobile
TEMPO REAL Confirmados: 26207 Óbitos: 900
Confirmados Óbitos
Araruama 6686 181
Armação dos Búzios 3181 32
Arraial do Cabo 844 37
Cabo Frio 7163 342
Iguaba Grande 2472 54
São Pedro da Aldeia 3486 126
Saquarema 2375 128
Últimas notícias sobre a COVID-19
ATO DE GENEROSIDADE

Cabo Frio promove ação na Praça Porto Rocha no Dia Nacional de Doação de Órgãos

O objetivo é tirar dúvidas e conscientizar sobre a importância de ser um doador

24 setembro 2020 - 20h13Por Redação

A equipe da Secretaria de Saúde de Cabo Frio estará nesta sexta-feira (25), das 9h às 14h, na Praça Porto Rocha, em uma ação para tirar dúvidas sobre o processo de doação de órgãos e tecidos, bem como conscientizar sobre a importância de ser um doador.  O evento, promovido pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), celebra o Dia Nacional de Doação de Órgãos, no próximo dia 27. 
 
Segundo a coordenadora da Comissão, Lilian Moraes Brandão, para ser um doador de órgãos basta conversar com os familiares e expressar esse desejo. "Com esse consentimento em vida a família pode dar andamento ao processo e ajudar muitas pessoas que aguardam ansiosas por um transplante". 
 
Ainda de acordo com Lilia, na fila de doação no Brasil são mais de 30 mil pessoas aguardando por um órgão ou tecido. São pacientes não tem mais nenhum tratamento efetivo e só o transplante pode solucionar o caso. A captação de órgãos de um doador pode ajudar, no mínimo, 6 pacientes diferentes.
 
O trabalho da Comissão é atuar na busca ativa de um potencial doador até a identificação do paciente para morte encefálica. Fazem parte da equipe cinco enfermeiros plantonistas, três diaristas e uma assistente social. Além disso, o município está implantado a Organização de Procura de Órgão (OPO), que vai organizar a logística da procura de doadores de órgãos e tecidos nos hospitais na região até Macaé, sob a gerência da Central de Transplantes e do Sistema Estadual de Transplantes. Os trâmites ainda estão andamento e a equipe será treinada para executar essas funções.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.