Assine Já
segunda, 18 de outubro de 2021
Região dos Lagos
21ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52181 Óbitos: 2123
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6500 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14677 858
Iguaba Grande 5464 140
São Pedro da Aldeia 6968 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
NOVO LAR PARA OS BICHINHOS

Cabo Frio mantém serviço de adoção de animais durante a pandemia

Canil Municipal está de portas abertas para quem deseja um novo pet

18 maio 2021 - 18h30Por Redação

Em tempos de isolamento social, ninguém precisa de provas científicas para saber que a companhia de um animal de estimação faz um bem gigantesco. Mesmo assim, um estudo feito pela Clínica Médico-Psiquiátrica da Ordem, em Porto, Portugal, apontou benefícios ao adotar um mascote, como o alívio dos sintomas da depressão em apenas 12 semanas para pessoas que não respondem ao tratamento com terapia e antidepressivos.

Uma das explicações é a de que os animais neutralizam a anedonia, que é um dos principais sintomas da depressão, responsável pela perda da capacidade de sentir prazer ou interesse na maioria das atividades diárias. Os cães, em particular, podem aliviar a depressão forçando as pessoas a serem fisicamente ativas e incentivando a situações sociais.

Pensando no bem-estar dos animais e na saúde mental da população cabo-friense, o Canil Municipal da Fazenda Campos Novos, em Tamoios, está de portas abertas, de segunda a sexta, das 9h às 16h, para quem deseja adotar um bichinho de estimação.

Ao todo 177 animais são cuidados no local, entre cães e gatos, machos e fêmeas, adultos e filhotes. O canil possui 131 cães, sendo 84 fêmeas e 47 machos. Já o gatil, entre os 46 felinos disponíveis para adoção, 30 são fêmeas e 16 são machos.

Todos os animais recebem um tratamento especial antes de serem disponibilizados para a adoção. Assim que são resgatados, eles passam pela avaliação de veterinário para identificação de alguma doença infecciosa. Eles também são vermifugados. Os bichinhos ficam separados durante um tempo para se acostumarem ao ambiente e depois se juntam aos demais, para que se entendam uns com os outros.

O adotante precisa ter mais de 18 anos e assinar um termo de responsabilidade, além de apresentar um comprovante de residência, documento com foto e telefone de contato. Após a adoção, os administradores do canil mantêm contato permanente para acompanhar as condições do animal em seu novo lar.

As adoções também podem ser realizadas durante a Feira do Produtor Rural, que acontece duas vezes por mês no Parque de Exposições da Fazenda Campos Novos. A Fazenda fica na Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106), Km 124.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.