quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
AINDA MAIS FLEXÍVEL

Cabo Frio libera comércio em praças e ruas, mas praia continua interditada

A partir do dia 15, hotelaria poderá receber turismo de lazer, se município estiver na zona laranja

01 julho 2020 - 16h14Por Redação

A Prefeitura de Cabo Frio anunciou nesta manhã que, a partir deste sábado (4), o município começará uma fase de maior flexibilização nas atividades econômicas. De acordo com a Prefeitura, desde segunda-feira, os integrantes do Gabinete de Gestão de Crise se reúnem para avaliar o cenário e a adoção das novas medidas, com o conhecimento do Ministério Público. Um novo decreto será editado pelo governo municipal nesta sexta-feira (3).

Uma das principais alterações entre as medidas já adotadas é a liberação das atividades de permissionários nas praças e ruas, incluindo ambulantes e os trabalhadores de feirinhas, como a da Praça da Cidadania. O segmento chegou a fazer um protesto na segunda-feira, que incluiu o fechamento da Ponte Feliciano Sodré. Os boxes de gastronomia, artesanato e vendas de artigos em geral, carrocinhas, food trucks, trailers e similares também foram autorizados a voltar ao trabalho, desde que não disponibilizem mesas e cadeiras para clientes.

De outro lado, o acesso e a permanência nas praias permanecem proibidos. Nesses locais, não será permitida a atividade de ambulantes, barracas, carrocinhas e similares; assim como aluguel de pranchas, caiaques e outros equipamentos para uso recreativo. Por sua vez, a partir de sábado (4), as praias ficam liberadas para a prática de esportes individuais e de atividades náuticas tais como surfe, bodyboard, canoagem (individual ou em equipes), exceto os que fazem uso do solo público para locação desses materiais para entretenimento. O mergulho profissional e recreativo também será permitido, dentro de condições que serão estabelecidas pelo novo decreto.

Hotelaria poderá receber turismo de lazer

Ao segmento de bares e restaurantes, que está autorizado a funcionar desde o começo de junho, será permitida, também a partir deste sábado, a junção de até dois jogos de mesa perfazendo a capacidade total de até seis pessoas do mesmo núcleo familiar. Entretanto, a música ao vivo continua proibida. 

Nos meios de hospedagem, a nova etapa de flexibilização das atividades começa no próximo dia 15, se o município estiver, no máximo, dentro da zona laranja. Nesse caso, o setor que atualmente recebe somente hóspedes do setor offshore, profissionais da área de Saúde e do ramo corporativo, poderá receber o turismo a lazer.

As regras sanitárias serão divulgadas com o decreto, mas a Prefeitura adiantou que a ocupação dos leitos não deverá ultrapassar os 40%. As barreiras de controle também vão passar a permitir a entrada de veículos de passeio com turistas. A restrição aos ônibus e vans de fretamento será mantida.

A Prefeitura anunciou que serão feitas avaliações mensais, até dezembro, que podem culminar em maior abertura no segmento dos meios de hospedagem.

A próxima avaliação será em 12 de agosto e, caso o município permaneça na zona laranja, a ocupação de hotéis e pousadas poderá aumentar para 50%, com liberação dos transfers de passageiros entre os municípios que fazem limite com Cabo Frio. O acesso de veículos de passeio continuaria, assim como a proibição para ônibus de turismo. Essas condições serão mantidas após a segunda avaliação, em 16 de setembro, se o município continuar dentro da zona laranja ou em faixa inferior. Essas condições valem para os meses seguintes, se Cabo Frio permanecer na zona laranja.

A partir da avaliação de 7 de outubro, poderá haver maior abertura nas atividades, se Cabo Frio estiver na zona amarela. Nesse caso, a ocupação da hotelaria poderá subir para 70%, com suspensão das barreiras de controle de acesso. Se o município se mantiver na zona amarela, esse índice subirá para 80%, após avaliação em 11 de novembro; e 100%, em 11 de dezembro.