sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cabo Frio

Cabo Frio já teve 51 tiroteios em 2019

Dados de aplicativo apontam que cidade foi palco de mais confrontos armados que todo o ano passado

28 agosto 2019 - 19h49Por Rodrigo Branco
Cabo Frio já teve 51 tiroteios em 2019

A impressão dos cabofrienses que moram em favelas e comunidades carentes de estar constantemente na linha de tiro pode ser comprovada por meio da tecnologia. De acordo com dados do aplicativo para celular ‘Onde Tem Tiroteio - OTT’, aos quais a Folha teve acesso com exclusividade, até ontem foram registrados 51 confrontos armados na cidade. Isso significa uma troca de tiros a cada cinco dias, aproximadamente.


Para se ter uma ideia de como houve o acirramento  da violência, mais perceptível nos dois últimos meses, em todo o ano passado, moradores das áreas conflagradas fizeram 40 registros junto ao aplicativo. De acordo com a contabilidade do OTT, as 51 ocorrências estão divididas em três categorias: tiroteios (43); disparos ouvidos (5) e operações policiais (3). Os dados não indicam se os tiroteios são entre policiais e criminosos ou entre bandidos de facções rivais. 


De todo modo, as estatísticas feitas pela equipe do aplicativo mostram que o número de tiroteios está em ascensão. Em maio, deste ano, por exemplo, os usuários da plataforma digital indicaram cinco ocorrências de confronto armado em todo o município. No mês seguinte, foram 13, e em julho, 12. Agosto já registra 12 casos.


No ranking das áreas onde há maior risco de fogo cruzado, segundo o aplicativo OTT, figuram os bairros do Manoel Corrêa, com 15 ocorrências; seguido da Boca do Mato, com nove e do Porto do Carro, com quatro.


Além de aterrorizar os moradores das comunidades em conflito, os tiroteios atrapalham a rotina da população, já que normalmente os serviços públicos são suspensos e linhas de ônibus deixam de circular.


– Nunca vi tanto confronto assim. Estão cada vez mais próximos da escola os ‘combates’ – disse em anonimato uma professora que trabalha no Manoel Corrêa. 


A direção do aplicativo esclarece que os casos relatados por usuários são checados junto a grupos de moradores de confiança e apenas depois são publicados no aplicativo.


Em nota, a Assessoria de Imprensa da Polícia Militar esclarece que não comenta dados não oficiais de aplicativos.