sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cabo Frio

Cabo Frio incentiva a agricultura familiar na zona rural

Produtores recebem assistência logística e de maquinário

27 agosto 2019 - 14h49
Cabo Frio incentiva a agricultura familiar na zona rural

A agricultura familiar ajuda a aquecer a economia de Cabo Frio, em especial na zona rural, localizada em Tamoios. Os produtores rurais têm a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca como uma forte aliada na produção, distribuição e escoamento dos produtos.

Desde o início da gestão do Dr. Adriano Moreno, a Secretaria presta atendimento ao produtor rural, auxiliando 160 propriedades no cultivo da terra. Do total, 120 receberam ajuda de trator, preparando o solo para o plantio, e outras 40 utilizaram o serviço de retroescavadeira, somando mais de 700 horas de trabalho com maquinário.

Outro importante apoio logístico aos produtores rurais é a disponibilização de um caminhão para o transporte dos produtos que são vendidos nas feiras Sebastião Lan, no bairro Jardim Caiçara, e nas que acontecem aos sábado e domingos na Avenida Independência, em Tamoios. Essa estrutura logística é fundamental para que os produtores, cerca de 70, possam comercializar seus produtos, já que o caminhão vai até as propriedades, poupando os feirantes dos custos com deslocamento.
Os demais produtores que não participam das feiras, mas que comercializam a produção, atuam de maneira independente, atendendo ao comércio local e pequenos negócios na localidade, com recursos próprios.

Todos os produtores atendidos são cadastrados na secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, que fica na Fazenda Campos Novos, em Tamoios. Para receber o auxílio das máquinas, o agricultor deve se dirigir à secretaria com as seguintes informações: nome completo, endereço da propriedade, telefone para contato e CPF. O Interessado entrará na fila de espera, que leva de 5 dias a duas semanas. Além disso, as máquinas da secretaria também realizam manutenção das estradas rurais do município, facilitando o acesso aos lugares mais distantes.

Cabo Frio é uma cidade rica e forte no que tange a produção rural. Os principais produtos produzidos no município são aipim, banana, abóbora, quiabo e hortaliças variadas. O secretário de agricultura, José Dias, destaca a importância de incentivar cada vez mais a produção rural.
“Nosso objetivo é ver nossa cidade produzir cada vez mais. Ajudar e incentivar o produtor rural é parte do processo. Estamos trabalhando para que todos sejam atendidos”, destaca.

A Fazenda Campos Novos fica na RJ 106, km 124.

 

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.