Assine Já
segunda, 02 de agosto de 2021
Região dos Lagos
23ºmax
13ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 46523 Óbitos: 1889
Confirmados Óbitos
Araruama 11454 362
Armação dos Búzios 5517 58
Arraial do Cabo 1588 87
Cabo Frio 12706 765
Iguaba Grande 4804 116
São Pedro da Aldeia 6205 275
Saquarema 4249 226
Últimas notícias sobre a COVID-19
Cabo Frio

Cabo Frio incentiva a agricultura familiar na zona rural

Produtores recebem assistência logística e de maquinário

27 agosto 2019 - 14h49
Cabo Frio incentiva a agricultura familiar na zona rural

A agricultura familiar ajuda a aquecer a economia de Cabo Frio, em especial na zona rural, localizada em Tamoios. Os produtores rurais têm a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca como uma forte aliada na produção, distribuição e escoamento dos produtos.

Desde o início da gestão do Dr. Adriano Moreno, a Secretaria presta atendimento ao produtor rural, auxiliando 160 propriedades no cultivo da terra. Do total, 120 receberam ajuda de trator, preparando o solo para o plantio, e outras 40 utilizaram o serviço de retroescavadeira, somando mais de 700 horas de trabalho com maquinário.

Outro importante apoio logístico aos produtores rurais é a disponibilização de um caminhão para o transporte dos produtos que são vendidos nas feiras Sebastião Lan, no bairro Jardim Caiçara, e nas que acontecem aos sábado e domingos na Avenida Independência, em Tamoios. Essa estrutura logística é fundamental para que os produtores, cerca de 70, possam comercializar seus produtos, já que o caminhão vai até as propriedades, poupando os feirantes dos custos com deslocamento.
Os demais produtores que não participam das feiras, mas que comercializam a produção, atuam de maneira independente, atendendo ao comércio local e pequenos negócios na localidade, com recursos próprios.

Todos os produtores atendidos são cadastrados na secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, que fica na Fazenda Campos Novos, em Tamoios. Para receber o auxílio das máquinas, o agricultor deve se dirigir à secretaria com as seguintes informações: nome completo, endereço da propriedade, telefone para contato e CPF. O Interessado entrará na fila de espera, que leva de 5 dias a duas semanas. Além disso, as máquinas da secretaria também realizam manutenção das estradas rurais do município, facilitando o acesso aos lugares mais distantes.

Cabo Frio é uma cidade rica e forte no que tange a produção rural. Os principais produtos produzidos no município são aipim, banana, abóbora, quiabo e hortaliças variadas. O secretário de agricultura, José Dias, destaca a importância de incentivar cada vez mais a produção rural.
“Nosso objetivo é ver nossa cidade produzir cada vez mais. Ajudar e incentivar o produtor rural é parte do processo. Estamos trabalhando para que todos sejam atendidos”, destaca.

A Fazenda Campos Novos fica na RJ 106, km 124.

 

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.