Assine Já
sábado, 16 de outubro de 2021
Região dos Lagos
26ºmax
21ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52181 Óbitos: 2123
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6500 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14677 858
Iguaba Grande 5464 140
São Pedro da Aldeia 6968 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
Cabo Frio

Cabo Frio emite alvará eletrônico automatizado

Serviço visa desburocratizar procedimentos para empresários

27 agosto 2019 - 19h01
Cabo Frio emite alvará eletrônico automatizado

Com o objetivo de desburocratizar ainda mais os procedimentos para empresários, a partir de agora a Prefeitura de Cabo Frio emite o alvará eletrônico automatizado. A iniciativa coloca o município em um novo patamar, reduzindo o tempo de licenciamento. Hoje, a média de 48 horas, poderá cair para apenas duas horas.

A emissão do alvará eletrônico automatizado é feita pelo Sistema de Registro Integrado (Regin). Disponibilizado pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, o sistema permite a obtenção dos documentos que autorizam o funcionamento de empresas com atividades de baixo risco em tempo recorde, sem o empresário precisar se deslocar à Secretaria de Fazenda.

Para Elisângela Ramalho Pereira, coordenadora da Casa do Empreendedor, local vinculado à Secretaria de Fazenda de Cabo Frio e responsável pela emissão do documento, a implementação do alvará automatizado trará benefícios principalmente para empresas com atividades de baixo e baixíssimo risco.

“As mudanças são para as atividades de baixo e baixíssimo risco, o sistema irá gerar automaticamente um alvará para esses processos. As empresas de baixo risco são aquelas que não têm manuseio de alimentos ou degradação ambiental; são atividades, como comércio, ponto físico para empresa prestadora de serviços, lojas de roupa, que não acarretam perigo para ninguém. Essa é a maneira mais prática de liberar o alvará, mais rápido e com menos burocracia”, explicou a responsável pela Casa do Empreendedor.

O secretário de Fazenda e idealizador da Casa do Empreendedor, Clésio Guimarães destaca que esta é uma medida muito importante para melhorar o ambiente de negócios por meio da desburocratização de processos e obrigações, garantindo o livre exercício da atividade econômica para milhares de empreendedores.

“É um processo no qual a atual gestão municipal vem se dedicando para melhorar ainda mais as circunstâncias para quem quer exercer suas atividades legalmente. Cabo Frio está entre os primeiros municípios a aderir a este novo sistema e faz parte do trabalho permanente da Secretaria de Fazenda: a informatização, atualização e implementação de novos sistemas, assim como realização de convênios para facilitar a vida de quem quer abrir um novo negócio na cidade”, concluiu o secretário.

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.