Assine Já
segunda, 01 de março de 2021
Região dos Lagos
29ºmax
21ºmin
Tropical
Tropical mobile
TEMPO REAL Confirmados: 26524 Óbitos: 912
Confirmados Óbitos
Araruama 6711 182
Armação dos Búzios 3191 32
Arraial do Cabo 855 37
Cabo Frio 7394 352
Iguaba Grande 2510 55
São Pedro da Aldeia 3488 126
Saquarema 2375 128
Últimas notícias sobre a COVID-19
MAIS DINHEIRO

Cabo Frio e Ompetro buscam solução para correção dos valores dos royalties

Reunião on-line teve a presença de sete municípios do Estado do Rio

05 fevereiro 2021 - 15h00Por Redação

Prefeitos que integram a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo e Gás (Ompetro) se reuniram nesta quinta-feira (4), de forma virtual, para definir as novas linhas de ação com relação à ação do grupo com a União / Agência Nacional de Petróleo / Secretaria do Tesouro Nacional, que tem como objetivo o pagamento da correção dos valores dos royalties do petróleo de 1998 a 2016. Até março de 2018, o valor atualizado para Cabo Frio estava em torno de R$ 83 milhões. A ação já teve a sentença favorável desde 2016, mas até agora os municípios não viram a cor do dinheiro.

Participaram da reunião os prefeitos de Campos dos Goytacazes, Quissamã, Arraial do Cabo, Carapebus, Rio das Ostras, Búzios e Cabo Frio. Dos demais municípios que integram a Ompetro, faltaram Casimiro de Abreu, Macaé, Niterói e São João da Barra.

No encontro, os prefeitos foram atualizados sobre o andamento da ação, que segundo Wladimir Garotinho, prefeito de Campos, “é muito antiga e se torna ainda mais importante neste momento com a queda na arrecadação pela pouca produção dos poços de petróleo, e também por conta da pandemia”.

Na mesma reunião entrou em votação a inclusão do município de Maricá na Ompetro, aprovada por unanimidade. O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, defendeu ainda a inclusão de Parati, Saquarema e Angra dos Reis entre outros para fortalecer a entidade.

Houve, ainda, eleição para a nova mesa diretora da Organização. O prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho, foi eleito presidente por aclamação, e a prefeita de Quissamã, Maria de Fátima Pacheco, vice. Por telefone, através de ligação por viva voz com o prefeito cabo-friense José Bonifácio, o prefeito de Casemiro de Abreu, Ramon Gidalte, também participou da eleição e continuou como tesoureiro. Os cargos de primeiro e segundo secretários serão votados numa próxima reunião com participação de outros municípios.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.