fim de semana, as cidades da Região dos Lagos sofrem com os efeitos da baixa temporada. As secretarias de Turismo de São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo detalharam as ações que vêm sendo feitas nas cidades para driblar o esvaziamento de turistas e, hoje, é a vez das cidades de Cabo Frio e Búzios mostrarem as ações desenvolvidas.
Em Cabo Frio, a secretaria de Turismo desenvolve diversas ações na baixa temporada para fomentar o setor, um deles é ao atualização do inventário da oferta turística de Cabo Frio. O objetivo é manter o banco de dados atualizado para embasar as ações de planejamento, gestão, promoção e incentivo à comercialização do turismo. Até agora, os turismólogos já visitaram 120 estabelecimentos. A ação também é realizada no segundo distrito. Segundo informações da secretaria, o próximo passo é a atualização do setor de Alimentos e Bebidas.
Outras ações em andamento são:
– Programa Investe Turismo, uma parceria do SEBRAE, Ministério do Turismo e Embratur: O município foi selecionado e está participando das oficinas. A primeira oficina de trabalho já foi realizada e Cabo Frio levantou as prioridades para que os técnicos do programa estudem quais se adequam ao escopo do projeto para parcerias através de ações.
– Divulgação e Comercialização do Turismo: O Município está apoiando o Convention Bureau nas ações do programa Cabo Frio Destination, que está divulgando Cabo Frio em eventos nacionais e internacionais, tais como: UGART/BRAZTOA, realizada em Porto Alegre em março, Fly Word, AVIESP e AGAXTUR, realizadas em São Paulo no mês de abril e a FIEXPO, realizada no Chile no início de junho. O mesmo programa está organizando um ‘fun trip’ com 30 operadores de turismo entre os dias 27 e 30 de junho e ainda prevê a participação em eventos no segundo semestre, como a 23ª Feira de Turismo da Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e região; a Feira Internacional de Turismo na Argentina e a Adventure Sport Fair, em São Paulo.
– Projeto de Sinalização Turística para pedestres: Acompanhamento do Projeto junto ao Setor de Convênios da Prefeitura e trabalho interno do conteúdo, textos, traduções, mapas etc.
– Reestruturação dos serviços náuticos da cidade: Em conjunto com a Guarda Marítima e Ambiental, a Coordenadoria de Fiscalização e Postura e a Procuradoria Geral do Município, todos os procedimentos de serviços náuticos estão sendo revisados e readequados para o devido cumprimento das legislações pertinentes.
– Capacitação de Prestadores de Serviços Turísticos: Elaboração de palestras de sensibilização ao turismo para diversos prestadores de serviços e funcionários da prefeitura que atuam na linha de frente com o turista.
– Centrais de Atendimento ao Turista: Atuação dos recepcionistas nas centrais de atendimento ao turista. Atualmente, funcionam no Terminal Alexis Novelino, no Terminal de Barcos (Boulevard Canal), no Terminal de Transatlânticos e no Museu do Surf.
Em Búzios, foco no calendário de eventos
A Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico vem trabalhando principalmente em três frentes: eventos, promoção/marketing e organização interna do destino. O foco é no calendário de eventos da cidade para diminuir a sazonalidade e produzir efeitos positivos na economia local.
Há iniciativas de captação de eventos novos e também incremento dos já existentes. O calendário de eventos da cidade prioriza preencher os próximos meses com eventos que possam atrair um público regional, nacional e internacional, além de envolver outros agentes do próprio município na preparação e execução. Exemplo disso é a tradicional Festa de São Pedro, no fim do mês, com a procissão das traineiras, competições de bateiras e botes e, também, irá contar com a participação de canoas havaianas e stand ups. Outros eventos como o Festival Gastronômico, o Circuito de Artes, o Festival da Sardinha e o Encontro de Motociclistas, também estão na programação dos próximos meses.
Outra ação dos meses de baixa temporada é o trabalho de promoção e marketing do destino em mercados e feiras estratégicos. A Secretaria de Turismo está participando de feiras no Brasil e no exterior. É um trabalho contínuo de captação de mercados específicos e também de ações na própria cidade, em parceria com as entidades do turismo para promover Famtours e Presstours. Essas iniciativas aprofundam o conhecimento do destino por operadores e agentes de viagem, com rodadas de negócio para fechamento de grupos. Já os presstours trazem importantes veículos da mídia nacional e internacional para divulgar na imprensa a cidade de Búzios.
Neste momento, a Secretaria de Turismo já está também em contato com as operadoras de transatlânticos para organizar a operação para a temporada de 2019/2020. Esse também é um mercado estratégico, pois além de trazer impactos econômicos para o município e para o comércio, é também uma forma de divulgação do município.