Assine Já
sexta, 03 de dezembro de 2021
Região dos Lagos
25ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 53693 Óbitos: 2188
Confirmados Óbitos
Araruama 12500 448
Armação dos Búzios 6584 73
Arraial do Cabo 1754 93
Cabo Frio 15591 902
Iguaba Grande 5572 147
São Pedro da Aldeia 7051 290
Saquarema 4641 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
Geral

Cabo Frio e Búzios trabalham para atrair turistas na época de vacas magras

Secretarias detalham ações colocadas em prática para driblar o período de baixa temporada

18 junho 2019 - 09h11
Cabo Frio e Búzios trabalham para atrair turistas na época de vacas magras

 fim de semana, as cidades da Região dos Lagos sofrem com os efeitos da baixa temporada. As secretarias de Turismo de São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo detalharam as ações que vêm sendo feitas nas cidades para driblar o esvaziamento de turistas e, hoje, é a vez das cidades de Cabo Frio e Búzios mostrarem as ações desenvolvidas. 

Em Cabo Frio, a secretaria de Turismo desenvolve diversas ações na baixa temporada para fomentar o setor, um deles é ao atualização do inventário da oferta turística de Cabo Frio. O objetivo é manter o banco de dados atualizado para embasar as ações de planejamento, gestão, promoção e incentivo à comercialização do turismo. Até agora, os turismólogos já visitaram 120 estabelecimentos.  A ação também é realizada no segundo distrito. Segundo informações da secretaria, o próximo passo é a atualização do setor de Alimentos e Bebidas. 

Outras ações em andamento são:

– Programa Investe Turismo, uma parceria do SEBRAE, Ministério do Turismo e Embratur: O município foi selecionado e está participando das oficinas. A primeira oficina de trabalho já foi realizada e Cabo Frio levantou as prioridades para que os técnicos do programa estudem quais se adequam ao escopo do projeto para parcerias através de ações.

– Divulgação e Comercialização do Turismo: O Município está apoiando o Convention Bureau nas ações do programa Cabo Frio Destination, que está divulgando Cabo Frio em eventos nacionais e internacionais, tais como: UGART/BRAZTOA, realizada em Porto Alegre em março, Fly Word, AVIESP e AGAXTUR, realizadas em São Paulo no mês de abril e a FIEXPO, realizada no Chile no início de junho. O mesmo programa está organizando um  ‘fun trip’ com 30 operadores de turismo entre os dias 27 e 30 de junho e ainda prevê a participação em eventos no segundo semestre, como a 23ª Feira de Turismo da Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e região; a Feira Internacional de Turismo na Argentina e a Adventure Sport Fair, em São Paulo.

– Projeto de Sinalização Turística para pedestres: Acompanhamento do Projeto junto ao Setor de Convênios da Prefeitura e trabalho interno do conteúdo, textos, traduções, mapas etc.

– Reestruturação dos serviços náuticos da cidade: Em conjunto com a Guarda Marítima e Ambiental, a Coordenadoria de Fiscalização e Postura e a Procuradoria Geral do Município, todos os procedimentos de serviços náuticos estão sendo revisados e readequados para o devido cumprimento das legislações pertinentes.

– Capacitação de Prestadores de Serviços Turísticos: Elaboração de palestras de sensibilização ao turismo para diversos prestadores de serviços e funcionários da prefeitura que atuam na linha de frente com o turista.

– Centrais de Atendimento ao Turista: Atuação dos recepcionistas nas centrais de atendimento ao turista. Atualmente, funcionam no Terminal Alexis Novelino, no Terminal de Barcos (Boulevard Canal), no Terminal de Transatlânticos e no Museu do Surf.

Em Búzios, foco no calendário de eventos

A Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico vem trabalhando principalmente em três frentes:  eventos, promoção/marketing  e organização interna do destino.  O foco é no calendário de eventos da cidade para diminuir a sazonalidade e produzir efeitos positivos na economia local. 

Há iniciativas de captação de eventos novos e também incremento dos já existentes. O calendário de eventos da cidade prioriza preencher os próximos meses com eventos que possam atrair um público regional, nacional e internacional, além de envolver outros agentes do próprio município na preparação e execução. Exemplo disso é a tradicional Festa de São Pedro, no fim do mês,  com a procissão das traineiras, competições de bateiras e botes e, também, irá contar com a participação de canoas havaianas e stand ups.  Outros eventos como o Festival Gastronômico, o Circuito de Artes, o Festival da Sardinha e o Encontro de Motociclistas, também estão na programação dos próximos meses. 

Outra ação dos meses de baixa temporada é o trabalho de promoção e marketing do destino em mercados e feiras estratégicos. A Secretaria de Turismo está participando de feiras no Brasil e no exterior.  É um trabalho contínuo de captação de mercados específicos e também de ações na própria cidade, em parceria com as entidades do turismo para promover Famtours e Presstours. Essas iniciativas aprofundam o conhecimento do destino por operadores e agentes de viagem, com rodadas de negócio para fechamento de grupos. Já os presstours trazem importantes veículos da mídia nacional e internacional para divulgar na imprensa a cidade de Búzios. 

Neste momento, a Secretaria de Turismo já está também em contato com as operadoras de transatlânticos para organizar a operação para a temporada de 2019/2020. Esse também é um mercado estratégico, pois além de trazer impactos econômicos para o município e para o comércio, é também uma forma de divulgação do município.