sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
MEIO AMBIENTE

Cabo Frio e Araruama participam das ações de encerramento da Semana Nacional de Limpeza dos Mares

Atividades coordenadas pela ONG Mar Sem Lixo serão realizadas neste fim de semana

01 maio 2021 - 06h34Por Redação

A Semana Nacional de Limpeza dos Mares (que começou em março), será finalizada neste fim de semana, com ações na Região dos Lagos. Os cenários são as praias da Pontinha, em Araruama, e das Conchas, em Cabo Frio, no sábado (1°); e Pontal do Peró, também em Cabo Frio, no domingo (2). A limpeza começa às 9h.

O projeto prevê a limpeza em mais de 180 praias do extenso litoral brasileiro, envolvendo estados do Sudeste, Nordeste e Sul. A ONG cabo-friense Mar Sem Lixo coordena os trabalhos em parc do Peró, também em Cabo Frio, no domingo (2). A limpeza começa às 9h.

O projeto prevê a limpeza em mais de 180 praias do extenso litoral brasileiro, envolvendo estados do Sudeste, Nordeste e Sul. A ONG cabo-friense Mar Sem Lixo coordena os trabalhos em parceria com as ONG´S Sea Shepherd e Ecosurf, reunindo poucos voluntários para evitar aglomerações e seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19.

De acordo com Gisele Letieri, ambientalista e coordenadora da ONG Mar Sem Lixo, a “Semana” começou ainda em março, mas teve alterações no calendário por conta do agravamento da pandemia. “Já fizemos limpeza em mais de vinte praias de cidades do estado do Rio (São Pedro, Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Araruama, Itaguaí e Paraty), além dos estados da Bahia, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, explica.

Na próxima semana, a ONG irá divulgar o balanço das ações, que vêm recolhendo de micro lixos a pneu de caminhão, além de dezenas de máscaras. O calendário de limpeza inclui ainda Rio das Ostras, Saquarema e Iguaba, além do Espírito Santo. Nas três cidades e no estado vizinho, as datas ainda serão definidas, uma vez que decretos locais proíbem o acesso às praias.

Semana Nacional

Pela primeira vez, a Semana Nacional de Limpeza dos Mares acontece no primeiro semestre do ano, ao fim da alta temporada no Brasil. “Normalmente, a ação é celebrada no final do verão do Hemisfério Norte, em setembro”, comenta Gisele. A Semana é inspirada na campanha 'Mares Limpos', criada pela ONU Meio Ambiente em 2017, com o objetivo de sensibilizar pessoas, governos e empresas a conter o avanço da poluição nos oceanos, especialmente do lixo plástico.

O Brasil tem em torno de sete mil quilômetros de litoral, sendo o plástico o principal tipo de resíduo encontrado nas praias, desde embalagens até descartáveis. Conscientizar a população é a ferramenta da ONG Mar Sem Lixo. Em suas ações, a organização busca não somente limpar as praias, mas orientar os frequentadores da importância de recolher seus resíduos.

Mar Sem Lixo

Criada há três anos em Cabo Frio, a ONG Mar Sem Lixo surgiu inspirada no lema 'conhecer para preservar', comenta Gisele, que atua em causas ambientais desde 1996. As ações da ONG não se limitam a Cabo Frio, sendo realizadas em diversas praias da Região dos Lagos.

Semana Nacional dos Mares (1° e 2/5, 9h)

Praia da Pontinha - 1°/5- Araruama - RJ

Praia das Conchas – 1°/5 – Cabo Frio – RJ

Praia de Arembepe – 1°/5 – Camaçari - BA

Praia Pontal do Peró – 2/5 - Cabo Frio – RJ