Assine Já
domingo, 24 de outubro de 2021
Região dos Lagos
27ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
Geral

Cabo Frio: curso de coleta de sangue oferece exame gratuito à população

23 setembro 2021 - 17h52Por Redação
Cabo Frio: curso de coleta de sangue oferece exame gratuito à população


O sucesso e alcance do primeiro curso de Coleta de Sangue realizado no dia 21 de agosto, garantiu um novo módulo do mesmo para este sábado (25), no Instituto Elisângela Dias, em Cabo Frio. Com o objetivo de capacitar pessoas para a realização de exame laboratorial simples, o curso será ministrado pela Biomédica, com habilitação em Análises Clínicas e Análises Bromatológicas, Dra. Thiely Ott.

- Observamos a falta de profissionais nessa área na região e resolvemos criar o curso, dando oportunidade de capacitação e, com isso, de novas chances para o mercado de trabalho. Além disso, vamos oferecer gratuitamente à população exames de sangue. O curso terá um dia de duração – das 9h às 17h – com 80% de prática. Na parte da manhã aplicamos a parte teórica e, à tarde, realizamos as coletas  – explicou a responsável pelo curso.

No curso serão abordados os seguintes temas: material utilizado, preparo do paciente, tipos de tubos, agulhas, seringas, coleta em cadeira ou no leito, ordem dos tubos, tipos de coleta (venosa e arterial), coleta a vácuo, coleta com seringa, coleta com escalpe, orientações pós-coleta e uso de garrote.

- Estou feliz em poder oferecer um serviço de qualidade à população e, ao mesmo tempo, ajudar as pessoas a terem uma chance de emprego. Agradeço a parceria com o Instituto Elisângela Dias, onde vi a possibilidade desse trabalho ser realizado – disse a dra. Thiely Ott, lembrando que a capacitação terá o custo simbólico de R$ 100,00 para a compra de todos os equipamentos e os alunos receberão certificado. “Além do valor para a compra do material, estamos pedindo um produto de higiene íntima para ser doado ao Instituto”, ressaltou. 
Segundo o Técnico em Análises Clínicas e professor do curso de Coleta de Sangue, Roberto Stülpen, o voluntário que for realizar o exame de sangue (hemograma) receberá o resultado em quinze dias. 

- Encaminhamos o material coletado para um laboratório onde será analisado. Os resultados estarão disponíveis na sede do Instituto – explicou Roberto Stülpen.
O curso é direcionado aos profissionais que desejam se atualizar e também àqueles que querem ingressar na área da saúde.

As inscrições podem ser feitas pelo (21) 98222-5011.

A sede do Instituto Elisângela Dias fica à Rua José Antônio Sampaio, 83, Parque Riviera, Cabo Frio.
 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.