Assine Já
sexta, 30 de julho de 2021
Região dos Lagos
18ºmax
10ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 46181 Óbitos: 1868
Confirmados Óbitos
Araruama 11325 353
Armação dos Búzios 5463 57
Arraial do Cabo 1574 87
Cabo Frio 12663 757
Iguaba Grande 4763 115
São Pedro da Aldeia 6144 273
Saquarema 4249 226
Últimas notícias sobre a COVID-19
SEM PREVISÃO DE VOLTA

Cabo Frio anuncia Plano de Ação para Retomada das aulas na rede municipal

O planejamento institui a adoção do sistema híbrido, com regime presencial e remoto de forma simultânea

01 dezembro 2020 - 12h49Por Redação

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (Seme) deu início ao Plano de Ação para Retomada das Atividades Escolares da rede pública municipal de ensino. A medida tem como objetivo organizar as ações para a futura retomada presencial das aulas, respeitando as orientações dos órgãos oficiais de saúde na prevenção à Covid-19. O planejamento institui a adoção do Sistema Híbrido, com regime presencial e remoto de forma simultânea.

O Plano de Ação está disponível para consulta pública no site da Seme (acesse aqui). O documento está aberto para sugestões e avaliações, que devem ser enviadas por meio de formulário on-line (clique aqui). A participação dos integrantes das comunidades escolares, de entidades ligadas ao setor e de toda a sociedade civil é de grande importância para a melhor adequação do sistema à futura rotina dos profissionais e alunos nos ambientes escolares. O planejamento também foi enviado para apreciação dos conselhos municipais de Educação (CME), de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-Fundeb), de Alimentação Escolar (CAE), além da Comissão de Educação da Câmara Municipal e para o Ministério Público Estadual.

Segundo a secretaria, o documento foi elaborado pelas equipes Pedagógicas e de Infraestrutura da Seme, com apoio técnico da Secretaria de Saúde. Nele, são regulamentadas as medidas de funcionamento, incluindo os aspectos sanitários, mapeamento e controle das escolas; atendimento, comunicação, adequação, ocupação e uso dos ambientes; calendário, conteúdo programático e aprendizagem, além de instituir o Plano de Fluxo Institucional e criação de Comissões Escolares de Gerenciamento da Pandemia da Covid-19.

A Seme ressalta que não há previsão para o retorno às aulas presenciais em 2020. A pasta continua com o cronograma de atividades on-line, na Plataforma Educacional, e de entrega das apostilas em formato físico para alunos sem acesso à internet. O objetivo é garantir o aprendizado de todos os estudantes, considerando todas as dificuldades e impossibilidades existentes nesse período de pandemia.

O Plano de Ação estabelece a viabilização da continuidade curricular, para os anos letivos de 2020 e 2021, com a construção e desenvolvimento das competências e habilidades definidas para o retorno das atividades escolares.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.