sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
SAÚDE

Cabo Frio alerta para incidência de mosquito da dengue no verão

Calor e chuva costumam aumentar os focos de infestação

13 dezembro 2019 - 18h41Por Redação
Cabo Frio alerta para incidência de mosquito da dengue no verão

Com a aproximação do verão, é importante ficar atento às medidas preventivas contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya. O inseto costuma se proliferar durante altas temperaturas atreladas às precipitações de chuva, o que tem sido constante em Cabo Frio nas últimas semanas.

Segundo a Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, esse é o período do ano que o mosquito intensifica o ciclo de reprodução, favorecido pelas condições climáticas, por isso torna-se necessário reforçar a campanha para combater possíveis focos de infestação do inseto.

“O mosquito se prolifera durante todo o ano, mas em períodos quentes é preciso cuidado redobrado. A reprodução triplica, e até quadriplica. Água parada e clima quente e úmido favorecem e muito a aceleração da reprodução do mosquito”, explicou a coordenadora da pasta, Andreia Nogueira.

Ainda segundo a coordenadora, atualmente, a principal forma de prevenção e controle do Aedes aegypti se dá através da eliminação de possíveis focos de forma individual e coletiva, sempre visando a participação comunitária e o estimulo de estruturação de políticas efetivas para o saneamento básico ambiental.

Andreia ressalta que as a ações da Vigilância em Saúde Ambiental acontecem durante todo o ano. Os agentes do setor percorrem constantemente os bairros da cidade atuando no controle e focos do mosquito e os criadouros predominantes.

“Este ano a Vigilância realizou um georreferenciamento aéreo, voo de helicóptero junto com a Base Aérea Naval, para mapear casas abandonadas com piscinas não tratadas, charcos (áreas com alagamentos por chuvas), caixas d’água sem tampas e pontos estratégicos como: ferro velhos, praças e etc”.