sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
SANEAMENTO BÁSICO

Búzios tem ampliação da rede de esgoto

Obra realizada pela Prolagos leva mais saneamento para os bairros Manguinhos, Geribá, Centro e Alto de Búzios

14 novembro 2020 - 08h00Por Redação

Um dos destinos turísticos mais procurados durante o verão, Armação dos Búzios agora conta com uma nova rede coletora em funcionamento e integrada ao sistema principal de esgotamento sanitário operado pela Prolagos. Com cerca de 6,5 mil metros de rede, o investimento de mais de R$2 milhões contempla os bairros de Manguinhos, Geribá, Centro e Alto de Búzios e beneficia quase 600 imóveis.

A obra, iniciada em maio deste ano, foi realizada em cinco etapas e com um regime especial de trabalho para minimizar os impactos para os moradores, contando com a abertura e fechamento das valas no mesmo dia. A nova rede coletora foi interligada ao sistema existente, levando o efluente às estações elevatórias que atendem cada localidade e bombeando para a estação de tratamento no bairro São José, uma das mais modernas do país, que opera em nível terciário, com desinfecção por raio ultravioleta, e tem capacidade para tratar 17 milhões de litros de esgoto por dia.

A ampliação da cobertura de coleta de esgoto no modelo separador absoluto, em complemento ao tempo seco, que capta as contribuições que chegam pela rede de drenagem, se soma as ações que visam a melhoria dos serviços de esgotamento sanitário em toda área de concessão da Prolagos.

“Esses investimentos refletem diretamente no desenvolvimento dos municípios, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, aumentando a proteção ao meio ambiente, valorizando os imóveis e impulsionando o crescimento econômico das cidades que possuem o turismo como principal atrativo, principalmente no período do verão”, comentou José Carlos Almeida, diretor executivo da Prolagos.

Com o projeto finalizado e em funcionamento, os proprietários dos imóveis diretamente beneficiados devem providenciar a interligação à nova rede. Para garantir a destinação correta do efluente, o morador deve adequar o sistema interno, desativar a fossa domiciliar e fazer a ligação no ponto disponibilizado pela concessionária em frente a cada casa ou comércio.

Com a intervenção, os quatro bairros se somam a outros locais do balneário que contam com o sistema separador absoluto, como João Fernandes, Ferradura e Praia dos Ossos. A nova rede faz parte da estrutura de esgotamento sanitário dos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, que é composta por mais de 80 elevatórias e sete estações de tratamento com capacidade para tratar 97 milhões de litros de esgoto por dia.