Assine Já
domingo, 24 de outubro de 2021
Região dos Lagos
27ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
COMBATE À SONEGAÇÃO

Búzios lança campanha de conscientização contra sonegação do ICMS

O objetivo é fazer com que a população exija Nota Fiscal nos estabelecimentos comerciais da cidade, combatendo a sonegação.

10 agosto 2021 - 11h49Por Redação
Búzios lança campanha de conscientização contra sonegação do ICMS
A Prefeitura de Búzios deu início nesta terça-feira (10) a uma campanha de conscientização sobre a importância do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O objetivo é fazer com que a população exija Nota Fiscal nos estabelecimentos comerciais da cidade, combatendo a sonegação.
 
O ICMS é um imposto que incide sobre a circulação de produtos como eletrodomésticos, alimentos, serviços de comunicação e transporte intermunicipal e interestadual, entre outros. A arrecadação do tributo é encaminhada para o Governo do Estado, que repassa 25% para os municípios.
 
Parte do dinheiro do ICMS os governos municipais investem em políticas públicas sociais para educação, saúde e segurança. Outra parte, por obrigação de legislação, é destinada ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).
 
As empresas, por sua vez, também podem contribuir com incentivos em várias áreas, e com isso obter descontos no imposto.
 
ESPORTE E CULTURA
 
Empresas enquadradas no sistema tributário de Lucro Presumido podem descontar até 3% do ICMS devido para financiar projetos na área de esportes.
 
CULTURA
 
As empresas que apoiam programas culturais em cinema, teatro, dançam e outras atividades artísticas têm direito a descontar o investimento do pagamento devido ao ICMS.
 
ENERGIA
 
Incentivos a partir da isenção do ICMS também são concedidos para o desenvolvimento de setores específicos como a geração de energia renovável eólica e solar, na produção de equipamentos como painéis solares, micro e minigeradores.
 
INCLUSÃO
 
A isenção do ICMS também é concedida na aquisição de veículos para taxista e condutores de transporte autônomo. Pessoas com deficiência ou que sofrem de doenças como o câncer, têm direito ao benefício para compra de veículos adaptados.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.