quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Búzios: Investimentos na esteira da estabilidade

Prefeito diz que clima de indefinição prejudica cidade e indica planos para obras

07 junho 2019 - 09h25
Búzios: Investimentos na esteira da estabilidade

Enquanto se desenrola o imbróglio judicial sobre o comando da Prefeitura de Búzios, com sucessivas trocas promovidas pela Justiça na chefia do Executivo, o prefeito em exercício Henrique Gomes afirma estar se preparando para retomar os investimentos na cidade. Ele afirma que o principal problema é justamente a insegurança causada pelas trocas no cargo, e pede estabilidade para colocar o município em uma situação de normalidade.

– O maior problema que temos hoje é justamente essa instabilidade. Espero que isso acabe porque o povo não merece essa situação instável. Quem sofre é a população. Estou me programando para realizar obras e investimentos. Esperamos que essa estabilidade chegue o mais rápido possível – disse ele.

Henrique Gomes disse em entrevista à Folha que começará uma série de reformas em escolas. Segundo ele, as unidades escolas estão em “estado precário”.

– Vamos começar em 15 a 20 dias as reformas em algumas escolas que estão em estado precário. As escolas estão sucateadas por falta de investimento – anunciou.

O prefeito em exercício assumiu o cargo pela quinta vez no último dia 13 de abril, por determinação da Justiça após o afastamento do prefeito André Granado. Na ocasião ele fez uma exoneração geral dos servidores. Segundo o prefeito em exercício, a máquina administrativa 
estava inchada.

– Fizemos essa exoneração geral para tomar pé da situação, e também porque existia um inchaço muito grande da máquina administrativa. Esse inchaço estava inviabilizando os investimentos em obras, nas escolas e nas unidades de saúde – afirmou.

No último dia 23, o prefeito André Granado anunciou que tinha conseguido uma liminar para retornar ao cargo. Horas depois a Justiça deu uma nova decisão para Henrique Gomes continuar no cargo. A decisão do juiz Raphael Baddini atende a um pedido do Ministério Público Estadual (MP-RJ) para que André fosse definitivamente afastado da prefeitura, e cabe recurso.

Para garantir que a sentença fosse cumprida, o juiz chegou a expedir um mandado de remoção de André Granado e seu grupo de assessores do prédio da Prefeitura. Os bastidores da Prefeitura dão conta de que a tentativa de André de reassumir o cargo causou confusão nas repartições públicas, pois os servidores não sabiam a quem estavam subordinados, até a Justiça tornar oficial que Henrique Gomes seguia no comando.

Agora Henrique Gomes planeja uma obra no Hospital Municipal Rodolfo Perissé. Segundo ele, o centro cirúrgico ficou molhado na última chuva por causa de infiltrações.

– Estamos fazendo um paliativo para evitar as infiltrações, e mais para frente teremos uma obra completa no hospital. Outra mudança foi na policlínica, que está atendendo a partir das 6h para evitar filas. Além disso, estamos entrando nos bairros com manutenções e reparos. Tem muita coisa boa por vir. Queremos essa estabilidade para realizar o desejo dos moradores – afirmou ele.

Nas ruas, o vai e vem no comando da Prefeitura de Búzios está irritando os moradores. Para eles, a constante troca de prefeitos está prejudicando os serviços.

Os relatos giram em torno da manutenção de ruas e estradas, coleta de lixo, varrição de ruas e problemas em escolas e unidades de saúde. De acordo como vendedor de coco Mário Adriano, “os serviços estão sendo feitos, mas não como antes”.

Para a moradora de José Gonçalves Kátia Macedo, a cidade está precisando de uma “recauchutagem”.

– A coleta de lixo às vezes está demorando a ser feita e acaba juntando mosquitos em excesso. A gente está precisando de uma pessoa só (no comando da cidade) e que saiba fazer o negócio. É uma cidade de veraneio, que o pessoal vem de fora, e está precisando mesmo de uma recauchutagem, uma melhora geral – declarou ela.

– A gente vai deitar e não sabe quem vai estar prefeito quando acordar no dia seguinte. A vergonha maior é porque a Justiça não toma uma posição definitiva – completa Idário Vieira, que trabalha em uma agência de turismo no Centro e reclama da diminuição no movimento de clientes.

Segundo a comerciante Erenita Alvarez do Amaral, o preço da incerteza política também está sendo cobrado nas escolas. Ela reclama da qualidade da merenda fornecida na Escola Municipal Darcy Ribeiro, que atende Ensino Médio, onde estuda a filha dela de 12 anos.

– A situação está precária. A limpeza está uns 70% e a educação também está precária. A alimentação para as crianças todo dia é repetida e falta ventilador. Quando tem é um ventilador em uma sala para 40 alunos. Além disso eu também sinto falta de lixeiras nas ruas. E os turistas reclamam muito da falta de banheiros públicos – faz a lista.

Improbidade administrativa em decisão sobre concurso

André Granado já havia sido afastado do cargo no ano passado. A Justiça entendeu ter havido ato de improbidade administrativa quando ele suspendeu o concurso público de 2012, ao assumir a prefeitura no início do ano seguinte. Em vez de aprovados no certame, foram contratados funcionários temporários que tiveram os contratos renovados seguidamente entre 2013 e 2015. A prática levou o Ministério Público a ajuizar uma ação 
civil pública.

Durante o afastamento dele, o vice, que assumiu a chefia do Executivo, convocou uma coletiva de imprensa no dia 15 de outubro anunciando mudanças no governo municipal. Entre as medidas anunciadas estava o cancelamento de todas as nomeações de funcionários em cargos comissionados e a revisão de contratos firmados pela Prefeitura.

Entre as medidas adotadas também esteve a redução de horas extras dos funcionários. De acordo com o comunicado, o objetivo era cortar gastos.
As medidas anunciadas por Henrique Gomes provocaram um rompimento nas relações entre o vice-prefeito e o então prefeito afastado. André Granado conseguiu uma liminar no dia 27 de outubro e voltou ao cargo. Ao tomar posse novamente, anulou as ações feitas por Henrique Gomes.